Quem diria que a gigante chinesa dos smartphones Xiaomi, conhecida mundialmente por seus celulares e dispositivos eletrônicos acessíveis, acabaria conquistando o posto de montadora do carro elétrico mais rápido já registrado em Nürburgring?
Pois foi exatamente isso que aconteceu com o SU7 Ultra, modelo topo de linha da novíssima divisão automotiva da empresa.
Com o tempo de 7 minutos, 4 segundos e 957 milésimos, o SU7 Ultra se tornou o modelo elétrico de produção mais veloz da história do lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, superando inclusive o superesportivo croata Rimac Nevera, que detinha o recorde anterior com 7:05.298.
O feito, divulgado nas redes oficiais da Xiaomi, foi celebrado como um marco para a jovem marca que, em pouco tempo, saiu do universo da tecnologia pessoal para brigar com nomes consagrados da indústria automobilística global.
Vale lembrar que o SU7 Ultra é o único modelo da Xiaomi à venda no momento e que a marca só iniciou testes em Nürburgring no final de 2024.
Antes de alcançar o recorde com o carro de produção, a Xiaomi já havia causado alvoroço em outubro do ano passado, ao registrar um tempo impressionante com um protótipo do SU7 Ultra – 6:46.874 – na categoria de veículos de quatro portas.
Essa ousadia garantiu à marca chinesa um convite para o seleto grupo “Industriepool”, que dá acesso privilegiado ao circuito para testes e desenvolvimento.
Agora, com o título oficial de carro elétrico de produção mais rápido no circuito, a Xiaomi não apenas mostrou força como montadora, mas também colocou pressão sobre marcas tradicionais.
O SU7 Ultra conseguiu superar inclusive o Porsche Taycan Turbo GT, que havia registrado um tempo de 7:07.55 este ano.
Alguns ainda questionam se o Rimac Nevera poderia ser considerado “de produção em massa”, o que tornaria a vitória da Xiaomi ainda mais incontestável.
O feito também faz parte de uma estratégia agressiva de marketing e posicionamento global.
A empresa fechou parceria com o circuito alemão e agora ostenta sua marca em áreas como a “Curva Xiaomi” no traçado de Grand Prix. O CEO da empresa, Lei Jun, não esconde o entusiasmo e já adiantou: “Acredito que esse recorde será quebrado em breve.”
Se será novamente por um modelo da Xiaomi ou por outro concorrente elétrico, só o tempo dirá.
Mas o que já está claro é que o domínio europeu em Nürburgring agora tem um sério desafiante com DNA chinês.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!