
A primeira vez que um bonde ou tramway, correu pelas ruas de Curitiba, capital do Paraná, o Brasil ainda era um império e era puxado por muares, já que ainda não havia a eletrificação que se tornaria popular nas décadas seguintes, como no restante do país.
Agora, após décadas de um sistema baseado inteligentemente em ônibus biarticulados com paradas em estações de formato cilíndrico, Curitiba passa novamente a dispor de um bonde, todavia, diferente dos primeiros a circular a partir de 1887, este não anda sobre trilhos.
Trata-se do BUD (Bonde Digital Urbano), nome que a cidade deu para um veículo da chinesa CRRC, classificado como ART (Autonomous Rail Rapid Transit) que, diferente de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de um BRT (Bus Rapid Transit), invenção brasileira, mescla as características destes.
O BUD se apoia sobre pneus do tipo Super Single e pode circular em qualquer via pavimentada, seja de concreto ou asfalto, por exemplo, porém, ele não se parece com um ônibus, apesar disso, mas com um VLT moderno, inclusive com piso plano e portas pantográficas.

Com formas de VLT, mas usando pneus como um BRT, o BUD circulará entre Curitiba e São José dos Pinhais por um corredor exclusivo, orientando-se por faixas demarcadas como “trilhos digitais”, segundo os chineses, sempre em posição central na via.
O ART utiliza sensores da tecnologia DRT (Digital Rail Transit) para se manter na via segregada ou em faixas exclusivas, sem se misturar com o trânsito comum, embora possa mudar de faixa ou rota passando por ruas ou avenidas fora de seu corredor operacional.
O BUD é 100% elétrico e usa baterias de fosfato de ferro e lítio para garantir sua autonomia e motores potentes para manter uma velocidade limitada a 70 km/h. Como um VLT, sua capacidade de transportar é alta, podendo levar 400 passageiros.
Esta novidade, que estreia no Paraná, se apresenta como uma alternativa ao caríssimo investimento em um VLT, superando a capacidade de um BRT. As imagens são do único vídeo existente, publicado pelo governador do Estado, Ratinho Júnior.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias