Esse será, em breve, o visual de todos os carros da BMW, quer sejam elétricos ou movidos a combustão

bmw neue klasse

A BMW está preparando o terreno para o futuro com sua nova linha de veículos elétricos, denominada Neue Klasse, que promete redefinir a linguagem de design, a tecnologia embarcada e os sistemas de propulsão da marca.

Esses conceitos, apresentados ao público recentemente, mostram como a BMW planeja evoluir tanto em termos de estética quanto de inovação tecnológica para seus futuros modelos elétricos.

Contudo, a montadora também está comprometida em aplicar essas mudanças aos seus carros movidos a combustão interna (ICE), garantindo uma transição mais uniforme entre os diferentes tipos de motorização.

De acordo com Adrian van Hooydonk, diretor de design do BMW Group, em entrevista para o site Top Gear , a ideia é que essa nova linguagem de design, introduzida nos veículos elétricos da Neue Klasse, seja aplicada também aos carros a combustão, tornando a escolha de motorização uma questão de preferência do cliente, sem perder o estilo moderno e avançado.

bmw vision neue klasse x 1
bmw vision neue klasse x 1

Embora os veículos elétricos e os ICE devam ter proporções distintas devido às diferenças mecânicas, o visual e a identidade da marca BMW estarão presentes em todos os modelos.

O conceito Neue Klasse foi revelado em 2023, homenageando um dos modelos mais icônicos da BMW e trazendo uma abordagem futurista, mas ainda reconhecível como um autêntico BMW.

O design destaca superfícies mais planas, grandes janelas e uma releitura moderna das tradicionais grades duplas em formato de rim.

Esses elementos já apareceram em outro conceito da linha, o Neue Klasse X, um SUV que ilustra como essa nova estética será aplicada em diferentes perfis de veículos, incluindo utilitários.

bmw vision neue klasse x 3
bmw vision neue klasse x 3

A transição de um conceito para um modelo de produção em massa muitas vezes resulta em modificações para atender a regulamentações de segurança e viabilidade técnica.

No entanto, a BMW afirma que a diferença entre os conceitos e os carros de produção será mínima. Van Hooydonk citou os exemplos do i3 e do i8, que foram lançados com designs muito próximos dos conceitos originais.

Ele também destacou que, se algo mudar, será para tornar os modelos de produção mais compactos e refinados.

Para Domagoj Dukec, ex-chefe de design da BMW e atual diretor de design da Rolls-Royce , o conceito Neue Klasse vai além de uma simples mudança estética.

Ele representa uma transformação maior, incluindo novas tecnologias, reestruturação interna dos veículos e o uso de materiais inovadores. Dukec afirmou que a Neue Klasse busca tornar os carros mais aceitos pela sociedade e pelas políticas públicas, refletindo uma mudança nos valores e na percepção dos consumidores.

A expectativa é que o primeiro modelo da Neue Klasse, um SUV que substituirá o iX3, seja lançado em 2025. Este SUV será o primeiro de uma série de carros desenvolvidos sobre uma plataforma nova, projetada exclusivamente para veículos elétricos.

Logo depois, em 2026, está previsto o lançamento de um sedã do tamanho de um Série 3. Ambos farão parte de uma linha de cinco novos modelos Neue Klasse que a BMW pretende lançar até 2028.

Com essa abordagem, a BMW está se posicionando para enfrentar o futuro da mobilidade com uma estratégia que equilibra inovação tecnológica e fidelidade ao legado de design da marca, enquanto continua oferecendo tanto veículos elétricos quanto opções com motores a combustão.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW

O que você quer que seja a nossa prioridade, aqui no NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.