
Se você achava que apenas sedãs aerodinâmicos de luxo eram capazes de bater recordes de autonomia, é melhor rever seus conceitos.
A Chevrolet Silverado EV Work Truck (WT), versão de entrada da picape elétrica da marca, acaba de se tornar o veículo elétrico com maior autonomia já testado pelo site norte-americano Edmunds.
Em um teste real de uso, a caminhonete conseguiu percorrer impressionantes 539 milhas (867 km) com uma única carga — superando em quase 10% a estimativa oficial da EPA, que era de 492 milhas (791 km).
Isso a coloca à frente de nomes como o luxuoso Lucid Air Dream Edition Range, que até então liderava o ranking com 505 milhas (813 km).

No entanto, o feito tem um custo — e não apenas financeiro. Para alcançar essa marca, a Silverado EV WT depende de uma bateria colossal de 205 kWh, uma das maiores já vistas em um veículo de produção.
A General Motors tem o hábito de divulgar estimativas de autonomia mais conservadoras do que os resultados obtidos por terceiros, e neste caso não foi diferente.
A Silverado EV WT usa a mesma bateria das versões mais caras, como a RST e a GMC Sierra EV Denali, mas consegue ir mais longe por uma razão simples: ela é mais leve e simplificada.
Sem recursos como o sofisticado “mid-gate” dobrável, rodas de 18 polegadas (em vez das de 24”), e com um foco maior em funcionalidade do que luxo, a versão WT consegue extrair cada milha extra do seu gigantesco pacote de energia.

Durante o teste, a picape apresentou um consumo médio de 45,3 kWh a cada 100 milhas — número relativamente bom para um veículo que pesa 8.466 libras (cerca de 3.840 kg).
Ainda assim, o consumo é alto em comparação com a maioria dos EVs, e o tempo de recarga acompanha esse exagero: em um carregador residencial nível 2, a carga completa pode levar até 40 horas.
Em termos de eficiência energética, a Silverado EV WT perde feio para praticamente qualquer carro elétrico que não seja uma picape.
Ela ainda é menos eficiente que rivais diretas como a Ford F-150 Lightning ou a Rivian R1T.

Mas mesmo com seu tamanho descomunal, suas rodas não tão aerodinâmicas e caçamba aberta, a Chevrolet conseguiu entregar um nível de desempenho que chama atenção.
Com algumas melhorias simples de aerodinâmica, como a adição de uma tampa rígida na caçamba (tonneau cover), é bem possível que esse caminhão alcance ou até ultrapasse as 600 milhas (965 km) de alcance — um feito quase impensável para um veículo desse porte.
A Silverado EV WT não é, definitivamente, um símbolo de eficiência.

Mas para frotas comerciais ou motoristas que precisam rodar longas distâncias sem paradas frequentes para recarga, ela se torna uma opção altamente interessante.
A Chevrolet talvez não tenha criado a picape elétrica mais elegante ou econômica do mercado, mas com esse alcance, ela acaba de estabelecer um novo padrão para o segmento.


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!