Esta van elétrica tem uma carroceria de plástico igual Lego

helixx cargo 1

Novas formas de construir veículos elétricos estão sendo colocadas no mercado para servir como alternativa viável ao aço e outros compostos, cujo processo produtivo é altamente poluente.

O Helixx Cargo, por exemplo, é um pequeno furgão elétrico, construído com polímero reciclável, um tipo de plástico desenvolvido pela empresa inglesa para reduzir os custos de produção e a emissão de CO2.

Steve Pegg, CEO da Helixx, disse: “Desenvolvemos este veículo de demonstração para provar e testar a replicabilidade global de nossa abordagem digital primeiro”.

helixx cargo 2

Pegg completou: “O veículo representa visualmente o que os Helixx Mobility Hubs licenciados podem produzir em apenas 180 dias, desde a pesquisa inicial no local até os veículos serem lançados nas ruas.”

Segundo a Helixx, o Cargo tem sua carroceria construída com 50% da complexidade de uma unidade feita de aço e isso torna as coisas mais fáceis na hora de produzir.

helixx cargo 3

As placas são coladas e isso evita o uso de soldas complexas, que geram CO2 e ainda utilizam muita energia elétrica no processo.

Apesar de a carroceria ser de polímero reciclável, o chassi do Helixx Cargo é construído em alumínio com bateria de fosfato de ferro e lítio removíveis, o que permite ao cliente ampliar ou reduzir o alcance do veículo.

helixx cargo 4

Com 2.100 litros de volume no baú de carga e 500 kg de capacidade, o Helixx Cargo pretende ser um veículo versátil para entregas urbanas ou serviços públicos, tendo autonomia de 24 horas.

A ideia da Helixx é comercializar o Cargo por meio de assinatura com custo operacional por km rodado de US$ 0,25 e está prevista uma variante de passageiros, o que pode reduzir ainda os custos de transportes das pessoas.

helixx cargo 5

Inglesa, a Helixx usará plantas de produção de baixo custo no Sudeste Asiático, mas uma planta piloto no Reino Unido, fará 100 protótipos inicialmente para testes e homologação no país e União Europeia.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X