
A Califórnia acaba de alcançar um marco simbólico e altamente representativo da transformação de sua frota: o estado agora possui 48% mais carregadores públicos e compartilhados para veículos elétricos do que bicos de combustível convencionais.
Segundo dados divulgados pelo gabinete do governador Gavin Newsom e pela Comissão de Energia da Califórnia (CEC), em 2024 o número total de carregadores chega a 178.549, enquanto o de bicos de gasolina gira em torno de 120 mil.
Esse avanço consolida a Califórnia como o principal polo de adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos. O estado já liderava em número absoluto de EVs rodando nas ruas, e agora começa a se destacar também pela infraestrutura necessária para garantir que esses veículos sejam práticos e viáveis no dia a dia.
A maior parte dos carregadores disponíveis são do tipo Nível 2, mais lentos, porém adequados para recargas prolongadas em locais como estacionamentos, shoppings e escritórios. Cerca de 10% — ou 16.971 unidades — são carregadores rápidos do tipo Nível 3.

O crescimento é notável: em relação ao ano passado, o número total de carregadores públicos e privados compartilhados praticamente dobrou.
Isso acontece em um momento em que, segundo a consultoria Edmunds, 26% de todos os carros circulando no estado são elétricos a bateria ou híbridos plug-in.
No total, a Califórnia já acumula cerca de 2,2 milhões de veículos eletrificados vendidos até 2024, incluindo modelos a hidrogênio.
É importante destacar que esses dados não incluem os carregadores residenciais, que representam um volume ainda maior.
A CEC estima que mais de 700 mil carregadores Nível 2 estejam instalados em residências unifamiliares no estado, usados principalmente por proprietários que recarregam seus EVs durante a noite.

David Hochschild, presidente da CEC, comemorou o avanço afirmando que “a experiência do motorista de carro elétrico na Califórnia está melhorando dia após dia”. Ele destacou ainda que os investimentos vão continuar, com foco especial em áreas de difícil acesso, para tornar a escolha pelo carro elétrico ainda mais atrativa para novos compradores.
Enquanto isso, o governador Gavin Newsom continua defendendo políticas públicas que incentivem a transição energética, criticando abertamente tentativas de bloqueio ou corte de verbas por parte da administração Trump no passado.
Como resposta, a Califórnia aprovou recentemente um plano de investimento de US$ 1,4 bilhão dedicado exclusivamente à expansão da infraestrutura de recarga, com o objetivo de manter o ritmo acelerado de eletrificação da frota estadual.
Embora cerca da metade dos carregadores contabilizados este ano já estivessem instalados em anos anteriores, só agora eles foram corretamente mapeados e incluídos nos relatórios.
Isso indica que a estrutura já vinha crescendo de forma consistente, mas a percepção pública e os dados oficiais estão apenas começando a refletir o cenário real.
Com políticas ambiciosas, metas ambientais ousadas e investimento contínuo, a Califórnia segue firme no objetivo de se tornar o estado mais eletrificado do país — e, talvez, do mundo.

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