Este carro com duas frentes andava nas linhas de trem dos EUA em 1953

blue goose 1
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No passado, alguns veículos especializados podiam ter aparência de carros de passeio e um deles era chamado Blue Goose, sendo um sedã da Chrysler com duas frentes.

Este “carro” foi construído para a Plaster City, na Califórnia, por meio da US Gypsum, com uma finalidade interessante, ser um veículo de apoio ferroviário.

Operando numa ferrovia interna da Plaster City, que produzia gesso e extraía a gipsita em Fish Mountains, numa distância de 40 quilômetros da usina.

blue goose 2
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O que chamava atenção no Blue Goose não era andar sobre trilhos que, aliás, usava uma bitola bem estreita em relação ao padrão ferroviário americano.

Nos anos 50, a US Gypsum utilizou a base de um Chrysler New Yorker Club Coupe 1953, mas não somente um e sim dois deles.

Esses New Yorkers foram unidos pelas traseiras, removidas para que o carro tivesse duas frentes.

Isso produziu um veículo muito estranho, pois não se sabia qual das partes frontais era realmente a de direção.

blue goose 3
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O Blue Goose podia andar nas duas direções na mesma velocidade, tendo uma carroceria unida com 11,58 m de comprimento e pesando 2.721 kg.

Seu motor não ficava num dos dois cofres que existiam originalmente dos carros da Chrysler, mas no meio do veículo, tendo 160 cavalos e movido por gasolina, impulsionando o conjunto até 64 km/h.

Com esse V8 Hemi 331 com 5,4 litros, o Blue Goose tinha um desempenho suficiente para o veículo puxar, por meio de engates ferroviários, com os vagões também oriundos de carros e chamados Galloping Goose.

blue goose 4
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Desgastado pelo tempo e pelo uso, o Blue Goose acabou seu serviço na ferrovia da Plaster City em meados dos anos 70.

Don Haskell, superintendente da pedreira da US Gypsum, foi quem idealizou o projeto e seus filhos se recordam de terem andado no carro de duas frentes.

Após o serviço, alguns dizem que o Blue Goose foi desmantelado, outras fontes falam que ele está em uma coleção particular.

 

 

 

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Categorias EUA

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X