A empresa E-Motors, de Jaguaré-ES, iniciou a comercialização no Brasil do carro elétrico JMEV EV3 de fabricação chinesa que, diferente de outros modelos de mesma origem vendidos aqui, possui uma peculiaridade.
O JMEV EV3 oferecido pela E-Motors no país é uma versão adaptada do modelo existente na China para simular um carro manual a combustão, visto que os carros elétricos dispensam transmissão com várias marchas.
Oferecido como alternativa para autoescolas, o EV3 da E-Motors tem alavanca de mudanças manuais de marchas no lugar do joystick original do modelo, assim como pedal de embreagem ao lado do pedal de freio, que se mantém no tamanho de um carro automático.
Com eles, um sistema a bordo simula as trocas de marchas durante a condução do aluno, candidato à Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH.
A ideia não é nova, já que a BYD tem um modelo na China com as mesmas características, assim como a Geely e alguns poucos fabricantes por lá.
Simulando cinco marchas, o “câmbio” do EV3 permitirá que os alunos tenham mais segurança durante a condução, quando houver um erro no manuseio do veículo e maior tranquilidade para o instrutor.
Fabricado pela JMEV, uma joint venture entre a Jiangling Motors (JMC) e a Renault, o EV3 tem semelhanças estéticas com o antigo Renault Zoe, que chegou a ser oferecido aqui no Brasil.
Com motor elétrico de 67 cavalos com 12,7 kgfm e bateria de lítio-fosfato de ferro que garante autonomia de 330 km no ciclo CLTC, o EV3 mede 3,720 m de comprimento, 1,640 m de largura, 1,535 m de altura e 2,390 m de entre eixos.
Pesando 1.060 kg, o EV3 tem velocidade limitada de 102 km/h, sendo de 110 km/h na versão com conector CCS2 de alta tensão.
Os planos da E-Motors são de produzi-lo no estado este ano e com entregas a partir de setembro. Preço? Estimado abaixo de R$ 100 mil.
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