Este é o “carro voador” da Stellantis

archer stellantis
archer stellantis

A Stellantis e a empresa norte-americana Archer, anunciaram hoje que o grupo sediado na Holanda concluiu recentemente uma série de compras no mercado de cerca de 8,3 milhões de ações da Archer.

Isso sinaliza a confiança da Stellantis nos planos da Archer de lançar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) no mercado a partir de 2025, tornando-se assim uma rival da EVE da Embraer.

Após a recente visita do CEO, Carlos Tavares, à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia, o executivo anunciou um aumento do investimento da Stellantis na Archer.

A aeronave Midnight da Archer foi designada para ser produzida em massa para a Stellantis, com um contrato de fabricação exclusivo, permitindo que a Archer fortaleça a comercialização, ajudando a evitar centenas de milhões de dólares em gastos.

Localizada na Geórgia, a primeira fase da fábrica de larga escala da Archer continua no caminho para ser concluída ainda este ano. A primeira fase é uma construção de aproximadamente 32.000 metros quadrados em um local de, aproximadamente, 40 hectares, projetado para suportar a produção de até 650 aeronaves anualmente.

Projetada para ser segura, sustentável e silenciosa, a Archer Midnight pode transportar quatro passageiros e um piloto, otimizada para viagens ida e volta de curta distância, de cerca de 30 a 80 km, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, diz: “A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes. Esta recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que enxergamos em primeira mão através da nossa profunda parceria.”

Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer, comenta: “Estamos prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu”. “Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas.”

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X