
Você pode até achar divertido ter um patinete elétrico que atinge 100 km/h, mas saiba que está cada vez mais fácil para a polícia identificar — e punir — esse tipo de modificação ilegal.
A polícia do estado de Zurique apresentou recentemente uma nova ferramenta portátil que promete mudar o jogo na fiscalização de e-bikes e e-scooters com velocidades fora do permitido.
O equipamento, que cabe em uma maleta, funciona como um pequeno dinamômetro móvel, permitindo testar a velocidade máxima dos veículos diretamente na calçada, sem necessidade de laboratório ou pista de testes.
Fabricado pela empresa suíça Wenger, o aparelho foi demonstrado em um vídeo publicado pelas autoridades locais, onde agentes colocam o patinete sobre a plataforma, giram a roda e imediatamente recebem a leitura da velocidade máxima.
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O resultado do teste? Um patinete elétrico capaz de atingir 110 km/h — mais de cinco vezes o limite legal na Suíça, que é de 20 km/h.
Segundo a polícia, veículos como esse não apenas colocam o condutor em risco, mas também representam perigo para os demais usuários das vias urbanas.
Nos últimos anos, aumentou consideravelmente o número de scooters e bicicletas elétricas modificadas com sistemas que burlam os limitadores de fábrica, transformando-os, na prática, em motos elétricas não registradas.
Esses “speed unlockers” ou kits de modificação são facilmente encontrados online e permitem que até adolescentes transformem um patinete comum em uma máquina capaz de ultrapassar carros no trânsito.

A nova ferramenta da polícia de Zurique busca enfrentar esse problema com uma abordagem prática: testar no ato, aplicar multas e, se necessário, confiscar o veículo.
O debate, porém, vai além da velocidade.
Críticos argumentam que a legislação atual sobre micromobilidade já está defasada e muitas vezes trata o potencial de um veículo como crime, independentemente de como ele é usado.
Se esse mesmo raciocínio fosse aplicado a carros, por exemplo, muitos modelos populares — como minivans e sedãs — também poderiam ser apreendidos por excederem o limite de velocidade permitido, mesmo que nunca tenham sido usados de forma imprudente.
A discussão ganhou ainda mais força após um comentário viral: “Se vamos limitar patinetes que pesam como uma criança, talvez seja hora de limitar também os carros que pesam como caminhões.”
Enquanto o debate continua, a polícia suíça aposta na tecnologia portátil para conter o avanço de veículos elétricos irregulares nas ruas — mesmo que isso signifique abrir uma maleta no meio da calçada e flagrar, em segundos, um patinete mais rápido que muito carro por aí.
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