
A Toyota acaba de dar um passo ousado rumo ao futuro da mobilidade urbana com o lançamento do e-Palette, um veículo elétrico autônomo que pode funcionar como ônibus, van de entregas, food truck, loja móvel e até sala de entretenimento sobre rodas.
Com visual digno de ficção científica e preço inicial equivalente a quase R$ 1 milhão, o modelo aposta alto na versatilidade para conquistar empresas e cidades.
O e-Palette foi apresentado pela primeira vez como conceito na CES de 2018 e ganhou os holofotes ao transportar atletas durante as Olimpíadas de Tóquio em 2021.
Agora, ele finalmente entrou em produção comercial, com as encomendas abertas no Japão desde 15 de setembro.
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Segundo a Toyota, trata-se da “próxima geração da mobilidade”, e os primeiros modelos serão utilizados em eventos no novo Toyota Arena Tokyo, que inaugura em outubro.

Com 4,95 metros de comprimento e mais de 2,6 metros de altura, o e-Palette é significativamente maior do que vans elétricas convencionais, como o Kia PV5 Cargo.
A cabine é totalmente plana, com amplo espaço interno, o que permite configurações variadas: de transporte de passageiros até loja itinerante ou área de lazer. A Toyota já sugere usos como ponto de venda, lounge para assistir esportes ou até veículo turístico com visão panorâmica.
A motorização elétrica é alimentada por uma bateria de 72,82 kWh, que garante cerca de 250 km de autonomia. O tempo de recarga até 80% da carga é de aproximadamente 40 minutos.
Além disso, o veículo traz recursos avançados como direção Steer-by-Wire (sem conexão mecânica com o volante), displays digitais internos e externos e recarga bidirecional, permitindo inclusive fornecer energia para outros dispositivos.
Apesar da promessa de autonomia, o e-Palette ainda é classificado como veículo de Nível 2, o que significa que ainda precisa de um condutor humano a bordo, pelo menos por enquanto.

A Toyota planeja oferecer versões com condução autônoma de Nível 4 até 2027, quando o veículo poderá rodar sem intervenção humana em ambientes específicos.
O modelo é fruto de parcerias entre a Toyota e empresas especializadas em condução automatizada, como a ADK, responsável pelo conjunto de sensores, câmeras, LiDAR e software que compõem o sistema de navegação.
Toda essa tecnologia está integrada à interface de controle da própria montadora, tornando o veículo compatível com futuras atualizações.
O preço sugerido no Japão é de 29 milhões de ienes (cerca de US$ 197 mil), mas há incentivos estatais que podem cortar esse valor pela metade.
O governo japonês oferece subsídio de até 15,8 milhões de ienes (aproximadamente US$ 107 mil), tornando o e-Palette uma opção mais viável para empresas interessadas em operar mobilidade urbana limpa e tecnológica.

Com o e-Palette, a Toyota entra com força na corrida por soluções urbanas flexíveis, inteligentes e sustentáveis.
Se a promessa se concretizar, o veículo pode se tornar parte do cotidiano de grandes centros urbanos, redefinindo o que entendemos como transporte coletivo, comércio móvel e serviços sobre rodas.
Mas por enquanto, só os visionários — e endinheirados — poderão embarcar nessa viagem.
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