Este interessante jipe 4×4 conversível europeu é em realidade um Volkswagen Golf

biagini passo 1
biagini passo 1

Na Europa, alguns carros fora-de-série são bem raros e um deles é o Biagini Passo, um veículo com um visual singular e características que fogem do convencional.

Segundo o L’Argus , o Passo foi produzido entre 1990 e 1993 pela Automobili Biagini, divisão da ACM SpA. Esse 4×4 conversível incomum já prenunciava, de forma quase visionária, o que seria o Volkswagen T-Roc Cabriolet, lançado três décadas depois.

O Biagini Passo carrega a herança do chassi do Golf Country, a versão com tração integral Synchro do compacto alemão de segunda geração, produzido em 7.735 unidades na Áustria pela Steyr-Puch, entre 1990 e 1991.

biagini passo 2
biagini passo 2

Sua mecânica consiste num motor quatro cilindros em linha 1.8 EA113 que desenvolve 98 cavalos, emprestada do Golf, com a possibilidade de optar por um motor 2.0 em versão especial.

A carroceria, inspirada no Golf I Cabriolet, passou por alterações notáveis, como um capô redesenhado e uma porta traseira com abertura invertida.

O Passo exala uma aura de aventura e exotismo com seus para-choques imponentes, barras de proteção, o logotipo Biagini e até mesmo os faróis que parecem ter sido retirados de um Fiat Panda.

biagini passo 3
biagini passo 3

A distância ao solo elevada, os para-lamas em tamanho XXL e os para-choques mais robustos que os do Golf Country não deixam dúvidas de que este é um veículo preparado para desafios off-road.

Detalhes curiosos também marcam sua identidade, tais como os faróis do Fiat Panda na frente, os indicadores laterais derivados do Fiat Ritmo e as lanternas traseiras do Opel Kadett se combinam em uma mescla surpreendente e harmoniosa.

biagini passo 4
biagini passo 4

Encontrar um Biagini Passo usado é, sem dúvida, uma dádiva para os entusiastas deste conversível exclusivo, cuja produção se estima em poucas unidades, espalhadas entre Itália e Alemanha. Alguns sugerem 65 carros, outros entre 100 e 300, no máximo.

Segundo os franceses, o exemplar que está à venda é datado de 1993 e conta com 140.000 km, encontra-se em Bidart, nos Pirineus Atlânticos, e teve sua carroceria restaurada, mantendo intacta sua configuração original com todos os detalhes característicos.

Com condições internas e externas excelentes, o Biagini Passo, além de ser uma raridade europeia, é ofertado por € 14.600.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X