O Daewoo Matiz foi uma excelente ideia da antiga marca coreana que, sob a General Motors, teve momentos bons antes do fim, gerando famílias de modelos que ganharam o mundo como Chevrolet, Buick, Holden, Opel, Vauxhall, entre outras da GM.
Mas, o Matiz foi alvo de polêmica envolvendo o Chery QQ… Bom, antes disso, falemos dessa ideia insana de um V6 num carro de 3,5 m de comprimento. Pode? Se você souber fazer, sim, pode sim!
O pequenino Matiz nunca teve nada acima de 1.2 litro e tinha um 0.8 de três cilindros, além de um 1.0 litro. Essencialmente urbano, o urbano da GM, que chegou a ser conhecido como Chevrolet Spark, levava somente quatro pessoas, de fato.
Se você já viu um Chery QQ, então, você viu também um Daewoo Matiz. Então, imagine aquela pequena caixa sensível a curvas com um potente V6 3.2 de origem Opel!
Sim, alguns loucos na PowerCrazy Automotive (nome sugestivo, inclusive) tiveram a perigosa ideia de meter um V6 no carrinho e, se você imaginar o quanto ele é temível, acertou. Num vídeo publicado no YouTube, o Matiz V6 voa baixo e arranca algumas impressões do pessoal do canal TEC.
O V6 Vector 3.2 entrega normalmente de 210 a 220 cavalos, produzindo uma faixa de torque elevada o suficiente para fazer esse irmão GM do QQ assustar muita gente, tanto dentro quanto fora.
Montado de lado, o enorme V6 só é visto pela metade, com um dos cabeçotes com três cilindros e 12 válvulas em dois comandos, ficando à mostra, enquanto o outro está oculto sob o enorme coletor de admissão, com tudo pintado de vermelho perolizado.
Com uma habilidade que precisa ser analisada pela NASA, o pessoal da PowerCrazy não só conseguiu meter o V6 dentro do cofre do Matiz, como também preservou o interior.
Ainda que as rodas sejam de Porsche, os freios anabolizados para ele não atravessar muros e paredes, bem como suspensão rebaixada, este pequeno coreano é inocentemente original por dentro.
Isso inclui volante, alavanca de câmbio, pedais, bancos, acabamento e o “pobre” painel com seu velocímetro que só vai até 177 km/h… Alguém aí acha que ele para nesse número?
Sobre o QQ, a GM acusou a Chery de copiar o Daewoo Matiz e o imbróglio fez com que a SAIC, que tinha 20% da Chery, fosse obrigada pela americana a vender sua parte. Quer ver como ele anda? Assista ao vídeo abaixo:
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!