Este mini EV que custa apenas 38.000 reais está humilhando Toyota e Honda, e fazendo o maior sucesso no Japão

mibot ev japao (1)
mibot ev japao (1)

Uma startup japonesa está chamando atenção no mercado de carros elétricos com uma proposta bem diferente dos tradicionais modelos da Toyota, Nissan ou Honda.

A KG Motors, empresa fundada por Kazunari Kusunoki, está apostando em um conceito compacto, barato e prático: o mibot, um minicarro elétrico de apenas um lugar, voltado para deslocamentos urbanos e que custa o equivalente a cerca de R$ 38 mil .

O valor representa menos da metade do preço do atual EV mais vendido no Japão , o Nissan Sakura.

Com apenas 2,49 metros de comprimento e design semelhante a um carrinho de golfe, o mibot é ideal para o dia a dia nas movimentadas e apertadas ruas japonesas.

mibot ev japao (4)
mibot ev japao (4)

Sua autonomia é de até 100 km e a velocidade máxima não ultrapassa os 60 km/h.

Apesar de parecer modesto frente a outros modelos elétricos com até 500 km de alcance, sua proposta é clara: oferecer uma solução simples, barata e eficiente para o deslocamento urbano.

A ideia de desenvolver o mibot surgiu da observação de um problema cotidiano: ruas estreitas e carros grandes demais. Kusunoki afirma que se incomodava ao ver SUVs ocupando espaço em vias pouco apropriadas, o que inspirou a criação do pequeno elétrico.

A produção em escala começa em outubro deste ano, com as primeiras 300 unidades sendo entregues no Japão até março de 2026. Os outros 3 mil modelos já estão reservados para exportação.

mibot ev japao (2)
mibot ev japao (2)

Desde que as pré-vendas começaram no final de 2024, mais de 2.250 pedidos foram registrados. Boa parte dessas encomendas, no entanto, vêm de empresas de turismo e locadoras que operam em regiões turísticas como os arredores do Monte Fuji.

Apesar do entusiasmo da empresa, especialistas afirmam que esse tipo de veículo pertence a uma categoria distinta das populares kei cars.

O mibot se enquadra como um “minicarro ciclomotor”, o que impõe restrições severas: só pode levar uma pessoa, não circula em vias expressas e exige carteira de motorista convencional.

Mesmo assim, o mibot representa uma tentativa ousada de desafiar a visão predominante no Japão de que os EVs ainda não são o futuro.

mibot ev japao (3)
mibot ev japao (3)

Marcas como Toyota seguem céticas quanto à adoção em massa dos elétricos a bateria, e essa posição tem influenciado grande parte do público local.

Kusunoki acredita que essa resistência pode ser superada com soluções acessíveis como o mibot.

Enquanto isso, montadoras como a chinesa BYD continuam investindo no Japão. Em 2024, a empresa vendeu mais de 2.200 veículos por lá, superando os números da própria Toyota.

Para 2026, a BYD já prepara o lançamento de seu primeiro mini EV com preço estimado também na faixa dos ¥2,5 milhões (R$ 130 mil), mirando diretamente concorrentes como a Nissan e Honda.

Se a proposta do mibot vai realmente transformar o mercado japonês de EVs ainda é cedo para dizer. Mas o movimento de empresas menores e estrangeiras pressiona as gigantes locais a se adaptarem.

E com os preços cada vez mais acessíveis, a mobilidade elétrica no Japão pode finalmente ganhar tração.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.