A Alemanha parece ter deixado de lado o tradicional check-in em hotéis para adotar, de vez, a liberdade sobre quatro rodas.
O que antes era uma escolha de nicho, restrita a viajantes alternativos e aposentados aventureiros, agora virou febre nacional.
De acordo com dados oficiais divulgados em abril de 2025, o país já conta com mais de 1 milhão de motorhomes registrados, segundo a autoridade rodoviária local.
São exatos 1.002.562 veículos prontos para cruzar o país com cozinha, cama e banheiro a bordo — e desafiando, por tabela, os limites da legislação de estacionamento público.
Essa transformação no comportamento do consumidor alemão não aconteceu da noite para o dia. Desde 2020, o número de motorhomes praticamente dobrou.
E se voltarmos ainda mais, aos dados de 2014, a comparação assusta: foram apenas 25.746 unidades registradas naquele ano. Já em 2024, esse número saltou para 74.718 novos registros, um crescimento impressionante de 190% em dez anos.
O modelo preferido da maioria absoluta? O Fiat Ducato, da Stellantis, que reina com folga e representa impressionantes 42,6% da frota total.
São 427.590 unidades circulando só na Alemanha, muito à frente dos concorrentes VW Transporter (13,5%), Citroën Jumper (8,6%), Ford Transit (6,2%) e Mercedes Sprinter (5,6%).
Essa explosão na popularidade dos veículos recreativos também fez da Alemanha o maior mercado de lazer sobre rodas da Europa.
Em 2024, o país respondeu sozinho por 96.392 das 221 mil novas matrículas de motorhomes e trailers no continente, deixando para trás mercados tradicionais como o francês e o britânico.
Se por um lado o estilo de vida nômade cresce entre os alemães, por outro, a diversidade tecnológica ainda engatinha.
Apesar de todo o entusiasmo com a eletrificação dos transportes, o combustível predominante dos motorhomes continua sendo o bom e velho diesel — presente em 97,4% da frota.
Modelos a gasolina aparecem com 2,3%, enquanto alternativas mais modernas praticamente não existem: elétricos puros representam míseros 0,00015%, híbridos 0,00010% e plug-in híbridos apenas 0,00004%.
A paixão por motorhomes na Alemanha também tem um rosto bem definido: o da aposentadoria.
A faixa etária que mais abraçou essa tendência é a dos 60 a 69 anos, responsável por quase um terço das posses.
Pessoas na casa dos 50 anos aparecem em seguida, com 26,4%. Já os jovens? Praticamente ausentes. Apenas 1,7% dos donos de motorhomes têm menos de 30 anos.
Essa tendência escancara não apenas uma mudança de hábito, mas um fenômeno cultural.
O motorhome, hoje, não é mais símbolo de aventura esporádica, mas sim de uma escolha de vida — especialmente entre os mais velhos.
O que resta saber é se as gerações futuras irão manter viva essa paixão ou se os motorhomes acabarão como relíquias de uma Alemanha nostálgica e sobre rodas.
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