
Admirada por sua imponência e sofisticação, a Range Rover também é conhecida por outro traço marcante: a desvalorização agressiva.
Um exemplo recente chama a atenção até dos mais acostumados com as oscilações do mercado de luxo.
Um exemplar do modelo 2024 da Range Rover P530 Autobiography LWB perdeu nada menos que 56.000 dólares em apenas um ano e 7.885 km rodados.
Para colocar em perspectiva, essa quantia é praticamente o valor de um Land Rover Defender 90 zero quilômetro nos Estados Unidos.

Vendida originalmente por 170.400 dólares, essa unidade específica veio recheada de opcionais, elevando o preço final para 191.520 dólares.
Entre os destaques do pacote adicional, estão a pintura metálica Flux Silver por 8.540 dólares, estribos retráteis elétricos de 5.600 dólares, rodas diamantadas de 23 polegadas, interior em couro Ebony Near-Aniline por 1.150 dólares, além de detalhes como para-brisa aquecido e o pacote estético “Shade Exterior.
Mesmo com o carro em estado praticamente novo — comprado em março de 2024 e com baixíssima quilometragem —, o modelo enfrentou um tombo impressionante no valor de revenda.

Um tombo que não surpreende quem acompanha os altos e baixos do segmento, onde SUVs de luxo britânicos e alemães, por mais glamorosos que sejam, sofrem forte desvalorização nos primeiros anos de uso.
Sob o capô, o P530 carrega um V8 biturbo de 4.4 litros, capaz de entregar 523 cavalos de potência e mais de 90 kgfm de torque.
Tudo isso gerenciado por uma transmissão automática de oito marchas e tração integral.

Um conjunto mecânico que oferece desempenho de sobra, mas também exige manutenção à altura — o que, somado à desvalorização, pode afastar muitos compradores.
O modelo em questão foi arrematado recentemente em um leilão online da Cars & Bids. Quem levou o carro para casa pode até achar que fez um ótimo negócio, considerando o desconto em relação ao valor de tabela.
No entanto, o histórico dos Range Rover Autobiography aponta que, em poucos anos, este mesmo SUV pode estar custando entre 20 e 30 mil dólares, como acontece atualmente com versões semelhantes fabricadas há uma década.

O apelo visual, o luxo absoluto e o desempenho do P530 são inegáveis, mas vêm com um custo.
E não estamos falando apenas do valor da etiqueta. Manutenção, seguro, impostos e imprevistos mecânicos também seguem o padrão da categoria — alto, como se espera de um carro que um dia custou quase 200 mil dólares.
Se você tem paixão por SUVs de luxo e dinheiro de sobra para lidar com os percalços de um modelo premium, essa pode ser uma compra interessante.
Mas se a ideia é ter, lá nos Estados Unidos, um veículo confiável e financeiramente racional, talvez seja melhor considerar alternativas como o Toyota RAV4 ou o Honda CR-V — menos glamorosos, é verdade, mas com muito menos chance de te deixar na mão (ou no vermelho).

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