Este Volkswagen Fusca Hotrod de corrida, montado em casa por apenas R$ 9.000, mostra que correr não precisa ser caro

fusca hotrod de corrida (1)
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Em um mercado automotivo onde cada segundo custa caro, há quem prefira o caminho da criatividade e do suor ao invés de cheques polpudos.

Com os carros novos cada vez mais rápidos, mas também cada vez mais caros, quem quer acelerar sem estourar o orçamento precisa ser engenhoso.

E ninguém representa melhor essa filosofia do que Derek Penner, vencedor do desafio Grassroots Motorsports com um carro que custou menos que um celular top de linha: um Fusca com estrutura tubular e motor turbo de Miata, tudo por menos de 2.000 dólares .

A inspiração para o projeto surgiu mais de dez anos atrás, quando Derek viu um Exocet baseado em Miata, um tipo de esqueleto esportivo ultraleve.

fusca hotrod de corrida (2)
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“Eu não gosto do visual deles, parecem tubarões pulando da água, mas percebi que queria um carro com aquele peso e aquela capacidade em pista”, contou ele à revista Grassroots Motorsports.

Derek também é fã dos rat rods, aqueles hot rods de aparência desgastada e estilo rústico. A ideia? Juntar os dois mundos. Um carro com visual de rat rod, mas que não fosse apenas bom de reta – e sim de curvas também.

O projeto começou com um Miata batido que já era do próprio Derek, do qual ele reaproveitou suspensão e direção. O casco de Fusca apareceu por acaso, à venda por apenas 100 dólares em sua cidade.

fusca hotrod de corrida (4)
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A partir daí, foi só garimpar peças, meter a mão na massa e montar tudo com criatividade. A cereja do bolo veio quando um amigo lhe ofereceu um motor de Miata turbinado completo por 800 dólares. Era o impulso que faltava.

O Desafio dos 2.000 dólares é um evento anual realizado pela revista Grassroots Motorsports em parceria com a Tire Rack e a AutoBidMaster. A ideia é simples e genial: construir um carro inteiro, incluindo peças e mão de obra, com um orçamento máximo de dois mil dólares.

Os participantes competem em três categorias: prova de arrancada, autocross e um concurso de originalidade e construção (concours). A soma dos resultados define o campeão.

fusca hotrod de corrida (5)
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O Fusca de Penner levou o troféu em 2025 vencendo o autocross com sua leveza extrema e pneus Hoosier de competição, ficou em segundo lugar na arrancada com um tempo respeitável de 13,3 segundos no quarto de milha.

Ele também ficou em segundo no concurso, graças ao visual rat rod, o capricho na montagem, os detalhes em madeira de mogno no acabamento e até um reboque artesanal com o mesmo estilo do carro, com eixo central pivotante.

fusca hotrod de corrida (6)
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E o mais impressionante: ele ainda ficou mais de 500 dólares abaixo do teto orçamentário!

Projetos como esse são a prova de que não é preciso ser milionário para curtir o mundo automotivo.

fusca hotrod de corrida (3)
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Com algumas habilidades básicas de funilaria e solda, paciência para caçar boas oportunidades e muita dedicação, é possível construir um carro que corre, vence e ainda rouba olhares por onde passa.

Então da próxima vez que alguém disser que automobilismo é só para os ricos, é só apontar para esse Fusca com alma de Miata e dizer: dá sim, é só querer.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.