Estes são os carros que chegam perto de 100% feitos nos Estados Unidos, e que vão sofrer menos com as novas tarifas

mustang gtd spirit of america 1
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A partir de 2 de abril, o mercado automotivo dos Estados Unidos está enfrentando uma mudança radical: todas as importações de veículos estão sendo taxadas em 25%.

E não para por aí — autopeças como motores, transmissões e componentes eletrônicos também entram na mira da nova tarifa, mesmo quando utilizadas em veículos montados em território americano.

A medida, oficializada em documento da Casa Branca , joga uma verdadeira bomba sobre a já complexa cadeia de suprimentos da indústria automotiva, que depende fortemente de peças importadas.

Como se não bastasse, a administração Trump anunciou um novo pacote de tarifas “recíprocas” que varia de 10% a 50% para produtos de países como China, Japão e membros da União Europeia.

tesla model 3 performance 2024 1
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Especificamente, produtos chineses enfrentarão uma tarifa de 34%, os da União Europeia 20% e os japoneses 24%. Além disso, passa a valer uma tarifa-base de 10% sobre todas as importações, independentemente da origem.

Tesla lidera ranking de veículos mais “americanos”, mas com ressalvas

Com as tarifas pesando cada vez mais, carros produzidos majoritariamente nos EUA ganham vantagem competitiva. E, surpreendentemente, a marca mais “Made in USA” do momento não é Ford nem GM — é a Tesla.

De acordo com estudo recente da Kogod School of Business, da American University, o Tesla Model 3 Performance lidera o ranking com 87,5% de conteúdo doméstico (incluindo EUA e Canadá, segundo as normas de rotulagem automotiva dos EUA).

honda passport 2026 1
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Logo atrás estão o Model Y (85%), o Cybertruck (82,5%) e os Model S e Model X (ambos com 80%). O Ford Mustang GT empata com os modelos topo de linha da Tesla com os mesmos 80%.

Na sequência aparecem modelos como Honda Passport (76,5%), Jeep Wrangler Rubicon e Sahara (76%) e até o Volkswagen ID.4 AWD (75,5%). Chevrolet Colorado, GMC Canyon e Honda Ridgeline também figuram entre os mais americanos, pelo menos em termos de componentes.

Mas até a Tesla depende da China

Apesar do orgulho patriótico no discurso, a Tesla também não escapa de críticas. Frank DuBois, autor do estudo, alerta que parte significativa dos motores e baterias usados nos modelos da marca ainda vem da China.

O Model 3 Long Range, por exemplo, teria cerca de 40% de conteúdo chinês. O Cybertruck, por sua vez, conta com cerca de 20% de peças do país asiático, incluindo componentes de acabamento como bancos e painéis.

Ou seja, mesmo quem lidera o ranking pode ser afetado pelas novas tarifas — e isso reforça o dilema central enfrentado pelas montadoras: como manter custos sob controle em um cenário de instabilidade comercial crescente?

Modelo Conteúdo feito nos EUA
1 Tesla Model 3 Performance 87.5%
2 Tesla Model Y Long Range 85%
2 Tesla Model Y 85%
3 Tesla Cybertruck 82.5%
4 Tesla Model S 80%
4 Tesla Model X 80%
4 Ford Mustang GT Automatic 80%
4 Ford Mustang GT 5.0-liter 80%
4 Ford Mustang GT Coupe Premium 80%
5 Honda Passport AWD 76.5%
5 Honda Passport Trailsport 76.5%
6 Jeep Wrangler Rubicon 76%
6 Jeep Wrangler Sahara 76%
7 Volkswagen ID.4 AWD 82-kWh 75.5%
7 Chevrolet Colorado 2.7 75.5%
7 GMC Canyon AT4 Crew Cab 4WD 75.5%
7 GMC Canyon Denali Crew Cab 4WD 75.5%
7 Chevrolet Colorado LT Crew Cab 2WD 2.7 75.5%
7 Chevrolet Colorado Z71 Crew Cab 4WD 2.7 75.5%
8 Volkswagen ID.4 RWD 62-kWh 74.5%
9 Volkwagen ID.4 RWD 82-kWh 74%
9 Honda Odyssey 74%
9 Honda Ridgeline 74%
9 Honda Pilot 74%
10 Lincoln Corsair 73.5%

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.