
Enquanto o mercado automotivo tenta se recuperar com novos lançamentos e estratégias digitais, uma sombra cresce silenciosamente nos pátios de diversas concessionárias norte-americanas.
São centenas de milhares de carros 0 km que seguem intocados desde 2024, com placas de preços intactas e sem qualquer sinal de test drive.
Um levantamento feito pela iSeeCars, com base em mais de 2,6 milhões de anúncios nos Estados Unidos, revelou que marcas da Stellantis enfrentam um desafio severo com os estoques de veículos 2024 que simplesmente não encontram compradores.
O campeão absoluto de rejeição é o Dodge Hornet PHEV, com impressionantes 82,1% das unidades ainda nos pátios, contrastando com a média da indústria, que é de apenas 0,4%.
Veja também

Além da baixa procura, o preço salgado contribui para a estagnação: o Hornet híbrido plug-in custa, em média, R$ 222 mil (US$ 41.166), apenas R$ 1.200 abaixo do preço sugerido.
A Jeep também amarga números preocupantes: o Grand Cherokee 2024 tem 70,8% do estoque encalhado, com preço médio de R$ 313 mil.
Outro modelo da Stellantis que decepcionou nas vendas é o Alfa Romeo Tonale Hybrid, com quase metade (46,8%) das unidades ainda sem comprador.
A lista dos modelos mais encalhados inclui ainda nomes conhecidos como o Chevrolet Malibu, mesmo fora de linha, com 31% do estoque remanescente, além do Dodge Charger, Nissan Z e Jeep Grand Wagoneer L.

Entre os 23 modelos com maior volume de unidades 2024 paradas, 12 são da Stellantis — evidência de um desequilíbrio que afeta diretamente a estratégia comercial do grupo.
Figuram na lista também o Wrangler 4xe, Alfa Romeo Giulia e Stelvio, Maserati Grecale, além das variantes do Wagoneer, que juntos expõem uma dificuldade generalizada de giro de estoque.
Modelos como o Genesis GV60 (21,8%), o Silverado EV (11,9%) e o GMC Hummer EV SUV (5,5%) mostram que até marcas premium e EVs de luxo não escaparam da lentidão nas vendas.
Em média, os veículos 2024 parados têm preços na casa dos US$ 47.256, o que levanta dúvidas sobre o apetite dos consumidores frente ao custo dos modelos novos.

Já olhando para os modelos 2025, o cenário não é mais animador: o BMW i4 lidera a nova leva de encalhes, com 89,2% das unidades ainda nos pátios.
Logo atrás vêm o Lexus GX 550 e o Subaru BRZ, ambos com mais de 87% de estoque disponível e pouca movimentação nas lojas.
Modelos consagrados como Toyota 4Runner, Ford Maverick, Chevrolet Corvette e até o novo Tacoma híbrido também aparecem com vendas lentas e estoques altos.
Com a média de estoque encalhado nos modelos 2025 chegando a 21,3%, especialistas apontam que o problema pode se repetir no próximo ciclo.
Mesmo EVs e híbridos, antes protagonistas do futuro, enfrentam dificuldade para convencer o consumidor a pagar caro por um carro novo em tempos de juros altos e incerteza econômica.
Enquanto isso, para quem está disposto a negociar, o momento pode ser uma chance rara de conseguir descontos agressivos — principalmente nos modelos que já viraram peso morto nas vitrines das concessionárias.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










