Estradas precárias aumentam os custos do transporte no Brasil em quase R$ 7 bilhões; país tem extensa malha rodoviária em péssimo estado

rodovias esburacadas brasil
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O desperdício é um mal e, quando considerado na economia, converte-se quase em uma tragédia financeira. Como sabemos, o Brasil é um país onde os custos são bem elevados e boa parte disso se deve ao péssimo estado das rodovias.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), em sua 27ª pesquisa sobre a situação do setor no país, apontou para um enorme adicional de custo sobre o que o país movimenta sobre pneus .

Só em consumo extra por conta do estado precário das rodovias do país, gerou um custo adicional de R$ 6,81 bilhões ao setor, segundo estimativas da CNT.

Trata-se de um enorme prejuízo para a economia nacional, evidentemente repassado aos clientes ou assumido em parte pelos transportadores. Afinal, quem é que vai pagar pelo mau estado das estradas nacionais? Sim, nós, os consumidores.

Ainda que na última Fenatran, as montadoras de caminhões e também fabricantes de implementos tenham apostado em combustíveis alternativos, bem como eletrificação plena em alguns casos, nada disso adianta se as rodovias continuarem péssimas.

Sobre o montante, a CNT pondera que os quase R$ 7 bilhões poderiam ser investidos em manutenção das rodovias, aprimoramento das vias com ênfase na eficiência energética e, logicamente, em descarbonização.

Muitos clientes importantes são agora obrigados a ter uma pegada de carbono menor devido à natureza de seus produtos ou imagem institucional. Por isso, o transporte precisa agora ter baixa emissão, mas com rodovias ruins, o ciclo não fecha.

A CNT sugere exatamente esse tipo de transporte mais limpo e iniciativas de reflorestamento, fontes de energia renováveis e combustíveis mais ecológicos.

Foram analisados 111.853 km de estradas nacionais, mas o estado ruim delas gerou um consumo extra de óleo diesel, gerando mais 3,13 milhões de toneladas de gases nocivos à saúde, lançadas na atmosfera do país.

Fora o consumo excessivo, estradas ruins aumentam os custos de manutenção, provocam danos nos veículos e até mesmo perda parcial ou total da carga.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X