Estratégia desesperada: China tenta mascarar crise automotiva com “seminovos” zerados nas concessionárias

byd sealion 05 ev 1
byd sealion 05 ev 1

Com estoques abarrotados e vendas emperradas, montadoras chinesas encontraram um expediente controverso para manter os números de vendas em movimento: estão anunciando veículos “usados” com absolutamente zero quilômetro no odômetro.

O truque, que consiste em registrar como “segunda mão” carros que nunca saíram da concessionária, virou prática comum em várias regiões do país — até ser criticada duramente pela imprensa estatal chinesa, sinalizando que o governo quer pôr um fim à manobra.

O alerta veio por meio do jornal People’s Daily , frequentemente utilizado como porta-voz do Partido Comunista Chinês.

A publicação destacou que vender carros como seminovos sem sequer rodar compromete a saúde financeira das montadoras e cria distorções de mercado insustentáveis a longo prazo.

geely galaxy a7 1
geely galaxy a7 1

Apesar de aumentar os números oficiais de vendas, a prática corrói margens de lucro e alimenta a guerra de preços que já assola o setor há anos.

O problema central, no entanto, é mais amplo. A economia chinesa vive um momento de desaceleração no consumo interno, mas sua capacidade industrial segue acelerada.

Segundo a consultoria Deloitte, mais de um terço de toda a produção industrial global sai da China. Sem consumidores suficientes para absorver o que é fabricado, os produtos se acumulam — e com os carros não é diferente.

Para se manterem competitivas, marcas como a BYD foram forçadas a cortar preços agressivamente e, em alguns casos, criar “descontos camuflados” com a venda de carros tecnicamente novos como seminovos.

geely galaxy e5 1
geely galaxy e5 1

Agora, autoridades reguladoras chinesas vêm pressionando o setor a abandonar essa tática. A preocupação é que o mercado, cada vez mais distorcido, entre em colapso se as empresas continuarem buscando volume a qualquer custo.

O cenário se complica ainda mais com a escalada das tarifas sobre produtos chineses no exterior.

Com o mercado americano praticamente fechado para os veículos chineses, graças a tarifas que chegam a 100% no governo Biden e 145% na gestão Trump, exportar se tornou uma tarefa árdua.

O que antes era uma válvula de escape para o excesso de produção agora é um beco sem saída.

Enquanto consumidores podem comemorar preços mais baixos, o movimento ameaça comprometer a viabilidade de longo prazo das montadoras chinesas.

No fim das contas, até o planeta sai perdendo: em vez de acelerar a transição para EVs acessíveis, o cenário desestimula inovação e sufoca margens, afastando investidores e travando a expansão sustentável do setor.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.