O debate entre carros elétricos e a combustão já ultrapassou os limites do desempenho e das emissões.
Agora, a confiabilidade também entrou em pauta — e, ao que tudo indica, os elétricos estão levando vantagem.
De acordo com o Automobilclub da Alemanha (ADAC), maior clube automotivo da Europa e referência em assistência rodoviária, os veículos elétricos estão se mostrando mais confiáveis do que os tradicionais movidos a gasolina ou diesel.
Em 2023, os famosos “anjos amarelos” do ADAC — como são conhecidos os técnicos da instituição devido aos uniformes — atenderam a mais de 3,6 milhões de chamados por panes e problemas mecânicos.
Pela primeira vez, o banco de dados reuniu informações suficientes para permitir uma análise robusta sobre a confiabilidade dos elétricos, e o resultado surpreendeu: os EVs apresentaram menos ocorrências do que os carros com motor a combustão.
Entre todos os atendimentos, apenas 43.678 estavam relacionados a veículos elétricos, o que representa cerca de 1,2% do total.
Esse número, embora maior que nos anos anteriores, acompanha o crescimento da frota elétrica na Alemanha e na Europa como um todo.
A grande virada, segundo o ADAC, foi a possibilidade de comparar veículos de mesma faixa etária — ou seja, carros registrados entre 2020 e 2022.
Neste recorte, os elétricos apresentaram uma taxa de 4,2 panes a cada 1.000 unidades, enquanto os modelos a combustão registraram 10,4 panes por 1.000 veículos.
Apesar da diferença, ambos compartilham um ponto fraco em comum: a bateria de 12 volts.
Mesmo em modelos elétricos, essa bateria auxiliar — responsável por alimentar sistemas como luzes, rádio e travas elétricas — continua sendo um dos principais pontos de falha. Ela foi responsável por 50% dos atendimentos em EVs e 45% nos modelos a combustão.
Outro dado curioso diz respeito aos pneus: veículos elétricos apresentaram uma taxa ligeiramente maior de chamados por problemas relacionados a pneus, com 1,3 casos por 1.000 carros, contra 0,9 entre os modelos a combustão.
No entanto, o ADAC observa que os modelos mais novos não têm apresentado o mesmo padrão, o que pode indicar melhorias nesse aspecto.
Além disso, os carros elétricos se beneficiam de uma mecânica mais simples.
Sem motor a combustão, escapamento, sistema de arrefecimento com radiador ou trocas de óleo, há menos componentes sujeitos a falhas, o que naturalmente reduz as chances de problemas mecânicos inesperados.
O ADAC, contudo, pondera que ainda é cedo para bater o martelo sobre a confiabilidade de longo prazo dos EVs.
Como são relativamente recentes no mercado, há pouca informação sobre o comportamento desses veículos após os 10 anos de uso — marco em que muitas falhas mais graves costumam surgir nos modelos a combustão.
Mesmo assim, os dados mais recentes são promissores e ajudam a derrubar mitos sobre a durabilidade dos carros elétricos.
À medida que a tecnologia avança e a infraestrutura se expande, os EVs se mostram não apenas uma alternativa mais sustentável, mas também mais confiável e econômica no uso diário.
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