Estudo mostra que donos de Teslas são os que mais se envolvem em acidentes

tesla filme 2
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Um levantamento feito pela empresa LendingTree, entre 14 de novembro de 2022 e 14 de novembro de 2023, apontou que a Tesla é a marca com a maior quantidade de registros de acidentes entre as marcas nos EUA.

Na pesquisa da LendingTree, a Tesla registrou 23,54 acidentes com Tesla por 1.000 motoristas, um índice elevado, sendo que as duas marcas mais próximas são Ram e Subaru, com 22,76/1.000 para 20,90/1.000, respectivamente.

No caso de incidentes envolvendo veículos, a Tesla ficou em segundo lugar com 31,13 ante 32,90 da Ram, mas as diferenças entre as duas marcas são enormes, com perfis de clientes totalmente distintos.

Mas, no caso da Tesla, a culpa pelos acidentes pode estar em boa parte associada com a tecnologia do Auto Pilot, mais especificamente ligadas ao Autosteer, o que gerou uma investigação em 2022.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) abriu um inquérito para apurar vários casos de acidentes e determinou que 322 colisões frontais e outros tantos casos de desligamento do sistema, foram causadas pela tecnologia da Tesla.

A investigação gerou um recall, porém, era muito mais fácil para os motoristas deixarem o Auto Pilot da Tesla e abrirem mão completamente do controle, todavia, para quem tem um carro da marca, a tecnologia é parte intrínseca do veículo.

Embora a tecnologia tenha problemas, enquanto funcionar temporariamente, os donos a utilizarão, mesmo sabendo que existem riscos sérios de acidentes.

A Tesla afirma estar corrigindo esse problema com uma nova atualização over-the-air (OTA), o que pode ser um alívio se de fato funcionar, o que seguramente levará a marca para um nível muito mais abaixo neste triste ranking.

Como podemos notar, o excesso de confiança no Auto Pilot, FSD e Autosteer podem fazer um motorista sem histórico de acidentes, simplesmente contribuir para um índice bem negativo.

Já sobre se eles são os piores motoristas, é até fácil chegar a uma conclusão, quando na maior parte do tempo, quem está no controle é a máquina.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X