
Os EUA anunciaram um acordo comercial com o Reino Unido, com implicações importantes para os fabricantes de veículos da Grã-Bretanha, que serão beneficiados com redução de tarifas.
Segundo a Casa Branca, as tarifas para carros britânicos no mercado americano cairão de 27,5% para 10%, uma boa redução diante do tarifaço de 25% sobre os 2,5% estabelecidos há décadas nos EUA.
Isso significa um aumento real de 7,5% sobre as tarifas anteriores e montadoras como Honda, MINI, Nissan, Land Rover, Rolls Royce, Bentley e Toyota, entre outras, que possuem fábricas no país europeu, serão beneficiadas.
Ainda não se sabe quais serão as implicações para estas e outras empresas estabelecidas no Reino Unido, mas certamente haverá um reforço na produção inglesa para atender o mercado americano.
Apesar de ser 7,5% acima do imposto anterior, os fabricantes britânicos terão mais chances de absorver os impactos tarifários, enquanto a indústria do aço está feliz, já que haverá isenção de tarifa para o metal britânico.
Carros de ultra luxo, SUVs de luxo e compactos premium são os principais produtos que os compradores americanos adquirem do Reino Unido, com as marcas Rolls Royce, Bentley, MINI e Land Rover se destacando.
O mercado americano é muito importante para a Land Rover, que não tem fábrica nos EUA, porém, é seu destino mais expressivo, com vendas importantes de modelos como o Discovery LR5, por exemplo.
A MINI poderá vender alguns de seus produtos feitos no Reino Unido com a redução de impostos, como o Cooper E, sendo uma boa parte da gama feita no continente europeu, e não serão beneficiados.
Diferente da MINI, a Bentley tem no bem-sucedido Bentayga um produto que os americanos gostaram e que agora terá uma pequena alteração nos preços, embora isso não signifique muito para os ricos.
Já as marcas japonesas com plantas no país também poderão exportar para os EUA sem problemas, mas o fluxo terá de ser revisto por não ter as exportações de fato direcionadas aos states e sim ao mercado europeu.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!