
O atual governo americano sofreu uma importante derrota na Suprema Corte dos EUA que, por uma decisão histórica de 6 a 3, rejeitou as tarifas impostas pelo presidente desde abril de 2025.
Como se sabe, Washington vinha impondo sanções a outros países usando sobretaxas de importação sobre diversos produtos, incluindo carros, bem como ampliando as tarifas sobre parceiros econômicos.
Utilizando-se de uma lei de 1977 que dá ao poder executivo “poderes emergenciais” num capítulo recente que recorda uma história de ficção científica, o presidente impôs as chamadas “tarifas recíprocas”.
Assim, ao Canadá e ao México ele impôs 25%, enquanto a União Europeia pagaria 20% e 34% aos carros chineses, porém, a atual política de 25% para veículos importados continua sob uma lei específica e não será alterada.
Veja também
Mesmo assim, diante de algumas sobretaxas e imposições do atual governo, os carros ficarão mais baratos em muitos casos, aliviando especialmente marcas e montadoras menores no mercado americano.
A Casa Branca, é claro, se manifestou sobre a decisão, com o presidente classificando o resultado como “uma vergonha”. Porém, a coisa não ficará apenas nisso, afinal, o governo terá de devolver os mais de US$ 133 bilhões arrecadados com tais medidas.
Para um membro do governo americano, a devolução será um “desastre”, que podemos ler como isenções de todo tipo para que as tarifas acima dos limites estabelecidos, sejam compensadas.
A ação na Suprema Corte dos EUA foi movida por empresas que se sentiram lesadas pela atual política americana e foram prontamente atendidas pelo judiciário em Washington.
John Roberts, juiz da Suprema Corte, que finalizou a votação a favor do fim das tarifas recíprocas, disse: “Os Fundadores não atribuíram nenhuma parcela do poder tributário ao Poder Executivo.”
Com a derrota da Casa Branca, espera-se que as importações de carros, peças e componentes para os EUA se tornem mais equilibradas, garantindo alguma previsibilidade aos investidores e fabricantes.
[Fonte: Associated Press via GMA]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










