EUA: Cummins, Daimler e Paccar se unem para bateria de caminhões

daimler truck electric 1

Quando se fala em eletrificação do mercado americano, geralmente pensamos apenas nos automóveis e comerciais leves, mas os caminhões estão se movendo na mesma direção e em bloco.

Ainda que o Tesla Semi seja o maior expoente dessa mudança, assim como a Nikola, fabricantes tradicionais, que possuem a maioria do market share do setor nos states, também correm para ter seus veículos elétricos.

A prova disso é a união improvável de três grandes empresas do setor de caminhões que uniram forças para cortar o maior custo de um veículo elétrico, a bateria.

Então, Accelera by Cummins, Daimler Truck e Paccar acertaram a criação de uma empresa para produção de baterias de fosfato de ferro-lítio de baixo custo nos EUA, aproveitando um incentivo do governo federal de US$ 35/kWh, o que na prática corta em um terço, aproximadamente, o custo.

Para medirmos o peso dessa união, com exceção da Accelera by Cummins, focada em eletrificação veicular e divisão do fabricante de motores diesel que conhecemos bem, as outras duas empresas parceiras são donas da maioria das marcas de caminhões americanos e estrangeiros.

daimler truck electric 2

A Daimler Truck conta com as marcas Freightliner e Western Star nos EUA, além de Mercedes-Benz Trucks, BharatBenz, FUSO e RIZON.

Já a Paccar é dona de nomes famosos nos EUA, como Peterbilt e Kenworth, além da nossa conhecida DAF, que opera no Brasil, assim como Mercedes-Benz.

Sabe-se que o negócio, que investirá US$ 3 bilhões numa mega fábrica de 21 GWh de potência instalada em território americano, terá ainda a entrada da EVE Energy para ampliar o alcance do projeto.

Esse esforço tende a ser refletido nas marcas Freightliner, Western Star, Peterbilt e Kenworth, que obrigatoriamente colocarão seus caminhões elétricos em concorrência com Nikola e Tesla, complementando assim a oferta de caminhões diesel nos próximos anos, conforme a pressão de Washington aumenta sobre o veículo a combustão.

E aqui? DAF e Mercedes-Benz devem se beneficiar dessa união no futuro.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X