EUA: governo quer acabar com a importação de carros chineses em seu país

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Donald Trump e Joe Biden divergem em quase tudo, mas numa coisa eles concordam, em limitar a entrada de carros chineses no mercado americano. Como uma política de Estado, a Casa Branca não só restringiu o acesso como pretende ampliá-lo.

O governo Biden está discutindo um aumento de alíquota no imposto de importação de veículos vigente no país, que hoje cobra 25% para carros chineses que entram no país e algumas montadoras já pagam isso, como a GM, por exemplo.

Todavia, essa alíquota, criada no governo Trump e prorrogada na administração Biden, pode ficar ainda maior, já que o assunto está sendo discutido no congresso americano e será provavelmente aprovado também.

Aliás, em Washington, outra medida está em discussão e tem relação com o México. Como se sabe, recentemente fontes revelaram que montadoras chinesas como BYD e MG pretendem investir muitos milhões de dólares no país latino.

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Os americanos temem que os chineses usem o México como trampolim para vender seus carros nos EUA, dado o acordo automotivo vigente entre os dois países e também o Canadá.

Enquanto manobra para impedir uma invasão chinesa, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que o seu país iria monitorizar de perto os acontecimentos nos EUA e tomar as medidas necessárias para “proteger os seus interesses legítimos”.

Pelo que se sabe, pela convenção da OMC, os países signatários concordaram em um limite de 35% de alíquota para imposto de importação e é provavelmente o que os EUA devem impor aos carros chineses.

Isso é o que o Brasil cobra de origem de todos os países, incluindo os EUA e a China, porém, isenta veículos oriundos do Mercosul e México. Por aqui, também estão isentos os carros elétricos, mas tanto eles quanto os híbridos, começam a ser taxados a partir de janeiro de 2024 até julho de 2026, quando o imposto será de 35%.

[Fonte: WSJ ]

 

 

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Categorias EUA

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X