EUA: multa de US$ 1 mi para lojas que adulteravam picapes diesel

coal rolling 1

O chamado Rolling Coal é uma prática condenável nos EUA e que está sendo combatida pela EPA (Agência Ambiental Americana) e pelo DoJ (Departamento de Justiça) por emissão excessiva de CO2, particulados e toda sorte de poluentes pelo escape.

Como se sabe, muitos praticantes de Rolling Coal também usam suas picapes lançadoras de colunas de fumaça preta ou cinza, como protesto antiambientalista e também contra proprietários de carros elétricos, em especial Tesla.

Contudo, EPA e DoJ estão no encalço não só desses caras, mas também daqueles que fazem as modificações que fazem picapes diesel cobrirem literalmente qualquer coisa com uma massa negra altamente tóxica.

coal rolling 2

Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA aplicou uma multa em duas lojas e uma oficina mecânica no estado de Iaho, sendo elas das redes GDP Tuning e Gorilla Performance, de Barry Pierce, que também foi condenado.

Os envolvidos confessaram que violaram a Clear Air Act que é a Lei do Ar Limpo nos EUA, já que essas empresas adulteravam os dispositivos de monitoramento do controle de emissões das picapes diesel.

A GDP Tuning comprou e vendeu dispositivos e software que permitiriam aos proprietários de picape reprogramar o sistema OBD de seus veículos, violando assim a lei de emissão de poluentes.

coal rolling 3

A adulteração faz com que o monitoramento de emissões embutido no sistema de diagnóstico do veículo seja emulado, o que permite sua remoção sem a detecção pelo OBD. Estima-se que meio milhão de picapes diesel nos EUA estejam alteradas.

Então, se na inspeção for plugado um scanner para fazer uma leitura da ECU da picape adulterada, o controle de emissão de poluentes estará presente e em funcionamento, como se tudo estivesse normal desde a linha de montagem.

Já a Gorilla Performance fazia a instalação do dispositivo de emulação e do software, que faz uma picape diesel lançar 40 vezes mais particulados, 120 vezes mais monóxido de carbono, 310 vezes mais NOx e 1.400 vezes mais hidrocarbonetos…

[Fonte: Jalopnik]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X