EUA proíbem carros elétricos chineses de usarem softwares nativos no país

buick electra e5 1
buick electra e5 1

Mais uma ação do governo americano no sentido de barrar a entrada de carros chineses no país veio de uma proposta de Washington sobre questões de segurança nacional.

Segundo a Reuters , o Departamento de Comércio dos EUA propôs proibir softwares e hardwares de origem chinesa em automóveis, sendo estes essenciais em veículos conectados.

A alegação é a de que tais softwares e hardwares colocam em risco a segurança dos EUA, impedindo assim quase que todos os carros chineses de entrarem no país, mesmo se o imposto de importação de 100% fosse zerado.

Da mesma forma que montadoras como a GM , que importam carros chineses, também deverão remover tais dispositivos e programas de origem chinesa de seus veículos, bem como dos carros nacionais que usam sistemas de fontes chinesas.

As montadoras americanas terão alguns anos para substituírem tais dispositivos e programas feitos na China, porém, a proposta é para software e hardware feitos no país asiático e não os carros propriamente ditos.

O governo Biden teme “potencial manipulação estrangeira de veículos conectados à internet e sistemas de navegação”. Em fevereiro, a Casa Branca encomendou um estudo sobre potenciais perigos de invasão hacker em carros conectados.

Essa é uma questão em via de mão dupla, uma vez que a China também expôs sua preocupação com a Tesla, impedindo que militares tivessem acesso às bases do país com veículos de Elon Musk.

Aliás, o pacote FSD da Tesla não está ativo ainda por lá, por alegações de segurança, embora haja promessa de ativação do serviço usando a Baidu como banco de dados do país.

Gina Raimondo, secretaria do Comércio dos EUA, disse: “Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos que operam nos Estados Unidos ao mesmo tempo, causando acidentes e bloqueando estradas.”

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X