
Nesta quarta (30), o congresso americano deve discutir uma pauta que impactará os proprietários de carros elétricos nos EUA, embora não sejam somente eles a terem que enfiar a mão no bolso para contribuir com o Estado.
O projeto de lei, de autoria do deputado republicano Sam Graves, institui uma taxa anual de US$ 200 para carros elétricos registrados nos EUA, como forma de contribuição para a manutenção das estradas federais americanas.
Sendo a pauta do dia do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara, o projeto de lei de Graves quer que os carros elétricos contribuam para uma taxa que há 32 anos não é reajustada nos EUA.
Trata-se de uma contribuição embutida no preço do galão de gasolina no país e que se destina a ajudar na conservação das estradas dos states, cuja malha rodoviária é gigantesca…
Como se sabe, os carros elétricos não gastam com combustíveis e, desta forma, não contribuem para a preservação das condições rodoviárias.
Assim, Graves quer cobrar dos donos de carros elétricos essa contribuição, mas não somente deles… Os carros híbridos pagariam anualmente US$ 100.
Até aí, para os mais conservadores, a coisa está valendo, mas Graves também incluiu os donos de carros a gasolina e diesel, além de E85 e GNL.
Nesses casos, a taxa anual seria de US$ 20 para ampliar a ajuda às rodovias do país, pois, como já mencionado, há 32 anos essa taxa que incide sobre os combustíveis.
Não é uma medida popular, ainda mais quando o governo atual fala em reduzir impostos, mas para não encarecer o galão da barata gasolina, a aposta vai em uma nova taxa para automóveis.
E não fica por aí… Graves também propõe que o registro anual de veículos suba para US$ 250 em 2035 e que as taxas sejam renovadas conforme a inflação.
Já a taxa sobre os combustíveis, se renovada hoje com base na inflação, resultaria em um aumento do percentual de 125%.

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