Europeus impõem sobretaxa de 38% para carros elétricos chineses

saic mg
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A partir de julho, o imposto de importação para carros elétricos e híbridos de origem chinesa irá aumentar na Europa, segundo anúncio feito pela Comissão Europeia, que definiu em 38,1% a sobretaxa para veículos feitos na China.

Isso é um duro golpe para os fabricantes chineses, que estavam vendo a pressão aumentar devido a acusações da União Europeia de que Pequim teria concedido subsídios ilegais para o setor automotivo, de modo a conquistar mercados no exterior.

O percentual está acima dos 35% de limite da convenção da OMC (Organização Mundial do Comércio), da qual todos os países-membros do bloco são signatários, mas ainda assim está bem abaixo do estabelecido pelo governo americano aos carros chineses, que terão de recolher 100% do valor de cada veículo para entrar no mercado dos EUA.

Todavia, os 38,1% não serão para todos os fabricantes chineses, já que a imposição foi feita com base em cooperação nas investigações sobre o recebimento de subsídios ilegais dados por Pequim.

Então, nesse caso, a SAIC, dona da marca inglesa MG, que vem se destacando no mercado europeu, terá de recolher o percentual anunciado por Bruxelas. Carros como o MG4 ficarão bem mais caros e menos competitivos.

A Geely terá de recolher 20%, enquanto a BYD terá 17,4% de taxa para colocar seus carros no continente. Segundo Bruxelas, as montadoras chinesas que cooperaram na investigação anti-subsídios pagarão até 21%, enquanto as que não fizeram nada, terão seus 38,1% de punição.

Atualmente, a União Europeia impõe uma tarifa de apenas 10% para carros importados para o bloco e deve-se lembrar que a imposição anunciada é uma sobretaxa.

Ou seja, a SAIC pagará 48,1% para colocar o MG4 e outros na Europa. Já a BYD, a menos punida na ação dos europeus, terá de recolher 27,4% para cada carro colocado lá.

Dificilmente a SAIC conseguirá manter os preços da MG com uma taxa geral de quase 50%. Sua única saída poderá ser reativar a fábrica abandonada em Longbridge, em Birmingham, no Reino Unido, hoje atração para exploradores urbanos.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X