Ex-designer da Ferrari e McLaren detona conceito da Jaguar e diz que parece trabalho de estudante iniciante

jaguar type 00 rosa
jaguar type 00 rosa

Frank Stephenson pode não ter o mesmo apelo midiático de nomes como Chris Bangle ou Ian Callum, mas é, sem dúvida, uma das mentes mais influentes do design automotivo moderno.

Com passagens por marcas como McLaren , Ferrari, BMW, Alfa Romeo, Mini e Maserati, o britânico tem autoridade de sobra quando o assunto é estilo e proporção.

E ele não tem medo de falar o que pensa — principalmente quando encontra algo que, em sua opinião, ficou muito aquém do esperado.

Desta vez, o alvo foi o novo Jaguar Type 00 Concept, apresentado em Goodwood.

Veja também

Em artigo para a revista Top Gear, Stephenson não economizou nas palavras e disse que o conceito mais parece um trabalho mal-acabado de um estudante do primeiro ano de design.

jaguar type 00 10
jaguar type 00 10

Para ele, o modelo carece de personalidade, refinamento e, pior ainda, parece ter saído para o mundo antes mesmo de estar pronto.

Segundo suas observações, o Type 00 tem superfícies planas demais, sem volume, nem elementos que criem jogos de luz e sombra.

Ele descreve a carroceria como “inacabada” e sem qualquer tipo de “entretenimento visual”. Na sua análise, é como se o carro estivesse preso em uma fase de protótipo de argila, sem ter sido polido até atingir um ponto de destaque visual.

Apesar de apresentar a clássica fórmula esportiva de capô longo e traseira curta, Stephenson afirma que o resultado final parece forçado e mal resolvido.

jaguar type 00 6
jaguar type 00 6

Os detalhes, segundo ele, dão ao carro uma aparência de brinquedo — em parte, por conta das rodas grandes demais e desproporcionais em relação ao restante da carroceria.

O mais preocupante, segundo o designer, é a ausência da tradicional “vilania” que sempre marcou os carros da Jaguar.

Referindo-se ao mítico E-Type como exemplo de ousadia e charme britânico, Stephenson critica o Type 00 por tentar emular essas proporções de forma superficial e sem alma. Para ele, o conceito é frio, genérico e, nas suas palavras, “inautomotivo”.

Em um de seus comentários mais duros, ele compara o projeto ao “efeito Cybertruck”, criticando a tendência de buscar o impacto visual a qualquer custo, sem levar em consideração proporção, propósito ou execução.

jaguar type 00 5
jaguar type 00 5

Segundo ele, esse tipo de abordagem tem se tornado cada vez mais comum após o lançamento da picape da Tesla, o que representa um risco para o design automotivo como um todo.

Curiosamente, o responsável pela carroceria do Type 00 é Gerry McGovern, conhecido por projetos de peso na Land Rover, como o novo Defender e o Range Rover atual.

Mesmo com um histórico sólido, McGovern agora enfrenta o desafio de resgatar a identidade visual da Jaguar em meio a uma fase de reinvenção marcada por desconfiança e críticas.

A campanha de reposicionamento da marca, batizada de “Copy Nothing”, ainda não conseguiu convencer o público.

Enquanto o novo CEO, P.B. Balaji, tenta vender a ideia de que os clientes “no campo” estão reagindo bem, a recepção nas redes e entre especialistas indica o contrário: há mais ceticismo do que entusiasmo.

E, se depender da opinião de Frank Stephenson, a Jaguar tem muito chão pela frente antes de recuperar seu prestígio visual.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.