
Do terremoto corporativo causado por Elon Musk no ano passado, nasceu uma nova promessa no setor de mobilidade elétrica: a startup britânica Hubber.
Criada por três ex-funcionários da Tesla que foram demitidos junto com toda a equipe de carregamento, a empresa quer preencher uma lacuna crítica.
É a falta de infraestrutura rápida e confiável para carregar EVs nas grandes cidades, especialmente para motoristas profissionais como taxistas e entregadores.
Veja também
A decisão abrupta de Musk de dissolver todo o time responsável pelos Superchargers da Tesla gerou espanto no setor e abriu espaço para a concorrência. Enquanto algumas empresas correram para contratar os talentos que ficaram disponíveis, outros resolveram trilhar caminhos próprios.

Foi o caso de Harry Fox, Connor Selwood e Hugh Leckie, que atuaram diretamente na expansão dos Superchargers no Reino Unido e Irlanda e agora unem forças em um projeto ousado com DNA Tesla, mas mentalidade urbana.
A Hubber se posiciona como uma especialista em recarga de alta potência em ambientes urbanos.
O foco está em locais com alta demanda e poucos pontos de carga eficientes, mirando especialmente motoristas comerciais, que usam seus veículos com muito mais intensidade que o motorista comum.
Segundo a empresa, um táxi elétrico precisa carregar até cinco vezes mais do que um EV particular, o que exige infraestrutura robusta, disponível e rápida.

Para viabilizar seus hubs, a empresa aposta na requalificação de terrenos urbanos subutilizados, como antigos postos de combustível e galpões industriais.
Esses locais são transformados em centros de recarga de grande escala, com tecnologia de ponta e capacidade para atender tanto carros leves quanto veículos de entrega de última milha.
Os hubs devem oferecer o essencial: banheiros, vending machines e muito carregamento rápido. Sem luxos, mas com eficiência máxima.
A proposta da Hubber não é competir em design ou conforto, mas sim entregar o que motoristas profissionais mais valorizam: agilidade, disponibilidade e preço justo.
Ao contrário de projetos pensados para o consumidor tradicional, como as estações estilo shopping center, os hubs da nova empresa podem estar mais afastados das zonas nobres, mas mais perto das rotas de trabalho.
A estreia da Hubber será no próximo dia 20 de agosto, em Forest Hill, no sul de Londres. O primeiro centro contará com 12 baias de recarga, sendo seis carregadores duplos de 150 kW e 300 kW.
A operação será realizada pela RAW Charging, que oferecerá recarga gratuita durante a primeira semana de funcionamento.
Com um investimento inicial de 60 milhões de libras (cerca de R$ 400 milhões), a startup já mira expansão para outros mercados, embora o foco inicial permaneça no Reino Unido e Irlanda.
A visão de futuro também contempla um mundo com carros autônomos, e a empresa já estuda soluções para atender até mesmo veículos sem motorista, mesmo que isso ainda dependa de operação humana no curto prazo.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias