
A Mercedes-Benz decidiu que seu modelo mais vendido também merecia uma versão elétrica à altura da era tecnológica em que vivemos.
Assim nasce o novo GLC com tecnologia EQ, que mantém o DNA do SUV médio da marca alemã, mas traz um banho de futurismo, conectividade e exageros típicos do segmento premium.
Sem abandonar as opções a combustão e híbrida plug-in, a marca agora coloca seu GLC elétrico na disputa por um público que quer muito mais do que apenas trocar gasolina por bateria.


A versão topo de linha, chamada GLC400 4Matic EQ, impressiona logo de cara com seus 483 cavalos de potência e diversos recursos tecnológicos dignos de um S-Class.
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A tração integral e a direção traseira de até 4,5 graus garantem agilidade, enquanto a suspensão pneumática inteligente, opcional, entrega aquele conforto que só a Mercedes sabe oferecer.
Mesmo sendo um SUV elétrico, o GLC não abre mão da versatilidade: pode rebocar até 2.600 kg.


No visual, o carro pode até parecer discreto de longe, mas os detalhes revelam a atenção da marca em mostrar quem manda.
São 13 emblemas da Mercedes espalhados pela carroceria, desde os mais óbvios na grade e no capô, até os camuflados dentro dos faróis, rodas e até nas lanternas traseiras.
Isso sem contar a estrela frontal iluminada, que vem com 942 pontos de LED e, se o cliente quiser pagar mais, pode até exibir animações personalizadas na grade.
O interior é onde a Mercedes realmente se solta.


O destaque absoluto é o MBUX Hyperscreen, uma tela de 39,1 polegadas que se estende por todo o painel, oferecendo visual impactante, múltiplos aplicativos de streaming — incluindo Disney+ — e comandos altamente personalizáveis.
São 11 temas visuais que alteram o conteúdo exibido e até a iluminação ambiente, criando um verdadeiro espetáculo digital dentro da cabine.
E por falar em espetáculo, o sistema de som não fica atrás: há opções de áudio 3D ou até 4D com vibração nos bancos, para que você sinta os graves enquanto escuta Bluey com as crianças ou curte um filme da Marvel no banco do passageiro.


No coração da tecnologia, está o novo assistente virtual com inteligência artificial, que mistura recursos do Google e da Microsoft.
Segundo a Mercedes, ele consegue alternar entre as duas plataformas durante a mesma conversa para oferecer a melhor resposta possível.
Esse “avatar” digital, sempre presente na tela, tem forma de estrela da marca e promete ser “fácil de conversar, inteligente e empático”.
Outros recursos incluem teto solar panorâmico Sky Control, com nove seções que mudam de transparência sob comando de voz, e um conjunto robusto de assistência à condução com 10 câmeras externas, cinco radares e doze sensores ultrassônicos.
Tudo isso para garantir segurança e comodidade nos mínimos detalhes.
Ainda sem preço divulgado oficialmente, a expectativa é que o novo GLC elétrico custe bem mais que a versão híbrida plug-in 350e 4Matic, que já parte de US$ 60.300 nos Estados Unidos.
Ou seja, espere algo na casa dos R$ 500 mil no Brasil, considerando impostos e margem de lucro.
No fim das contas, a Mercedes parece ter entendido que só motor elétrico não basta. Para convencer o consumidor a entrar de vez na era da eletrificação, é preciso dar um show — e o novo GLC EQ faz exatamente isso.
Resta saber se o público vai aplaudir ou considerar o espetáculo um pouco exagerado demais.
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