
A Hyundai conseguiu o impensável: impressionar a Porsche com seu hatch elétrico esportivo, o IONIQ 5 N.
Executivos da marca alemã testaram o modelo e saíram da experiência admitindo que aprenderam algumas lições importantes para o futuro dos seus próprios carros elétricos.
Frank Moser, vice-presidente da linha 911 e 718 da Porsche, classificou o IONIQ 5 N como “revelador” após dirigi-lo diversas vezes.
O comentário veio durante o evento Icons of Porsche, realizado em Dubai, onde o executivo falou abertamente sobre o impacto do modelo sul-coreano.
Veja também

Moser revelou que dividiu o volante com Andreas Preuninger, chefe da linha GT da Porsche, responsável por modelos como o 911 GT3. Ambos ficaram surpresos com a experiência.
Um dos destaques foi o sistema N Grin Boost, que libera toda a potência do veículo por 10 segundos, algo que fez Preuninger exclamar “uau” no momento em que o botão foi acionado.
Com esse recurso ativado, o IONIQ 5 N entrega até 641 cv e 76 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em cerca de 3,2 segundos.
Mas não foi apenas a força bruta que conquistou os alemães. Recursos como o N e-Shift e o N Active Sound +, que simulam trocas de marcha e sons de motor a combustão, também chamaram atenção.

Segundo Moser, essas simulações ajudam a manter a conexão emocional entre carro e motorista — algo essencial para um esportivo da Porsche.
Apesar disso, ele defendeu que o motorista deve ter a opção de desligar esses efeitos, permitindo uma condução mais silenciosa quando desejado.
“Isso seria o caminho para o futuro,” afirmou o executivo, sinalizando que a marca pode seguir essa linha em seus próximos EVs.
O elogio público à Hyundai marca uma mudança de postura significativa por parte da Porsche, que sempre liderou o desenvolvimento de esportivos tradicionais e agora se vê influenciada por uma rival asiática.

A admiração chega em um momento crucial: a Porsche acaba de apresentar o Cayenne elétrico e deve lançar os primeiros 718 Boxster e Cayman EVs em 2026, como linha 2027.
Enquanto isso, a Hyundai prepara o IONIQ 6 N, um sedã elétrico esportivo que já estreou na América do Norte e promete rivalizar em tamanho com o Porsche Taycan — custando cerca da metade do preço.
A relação entre desempenho, diversão e acessibilidade parece estar ganhando novos contornos no universo dos EVs, com a Hyundai ditando tendências que até a Porsche está considerando adotar.

📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










