O colecionador Flávio Noronha propôs a restauração do Ford Galaxie 500 1974, que foi o último carro particular do ex-presidente Juscelino Kubitschek, presente no Memorial JK em Brasília.
A iniciativa envolveu o Exército Brasileiro que, por iniciativa de Noronha, fosse designado o 16º Batalhão Logístico (16º B Log) para efetuação da restauração do Galaxie 500 de JK.
Segundo o EB, a missão do batalhão é de apoiar a manutenção de material bélico e, dentre outras atividades, restaura viaturas miliares antigas.
Noronha procurou o comando do batalhão sugerindo uma nova reforma no velho Ford, já que o 16º B Log havia restaurado o Galaxie 500 em 2010.
Assim, após o escalão superior do Exército ser consultado e, aprovar a iniciativa, foi enviado um ofício para o Memorial JK, hoje a entidade jurídica responsável pela preservação da memória do fundador de Brasília.
A oferta da restauração do Galaxie 500 de JK foi aceita e iniciou-se o planejamento do trabalho de recuperação do vetusto sedã executivo da marca americana, fabricado no Brasil entre 1967 e 1982.
Noronha disse que, para ele, o Galaxie 500 “tem que estar sempre pronto; é só colocar a bateria e sair” para poder participar de exposições e contribuir com a preservação da memória de JK.
Além do fato de ser o último carro de JK, o simbolismo atrás desse Galaxie 500 é que o ex-presidente foi praticamente o pai da indústria automobilística nacional ao criar a GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automobilística.
Ainda que a Ford e qualquer outra montadora não participe dessa restauração, é importante frisar que a memória de JK está intimamente ligada à memória automotiva nacional, materializada na imagem icônica de Juscelino desfilando sobre um VW Fusca na inauguração da fábrica da Anchieta, em 1959.
Para o vice-presidente do Memorial JK, Paulo Octávio (também esposo de uma neta de JK), o trabalho realizado pelo Exército contribui com a história.
Ele destaca que o veículo “ajuda a preservar a história de Brasília e de sua fundação”.
A previsão é que o trabalho dure até o fim de setembro e que o Ford Galaxie 1974 retorne para o Memorial JK em uma carreata.
JK morreu num controverso acidente em 22 de agosto de 1976, na rodovia Presidente Dutra, em Resende-RJ, a bordo de um Chevrolet Opala.
Ford Galaxie 500 1974 – Galeria de fotos
galaxie eb 2galaxie eb 3galaxie eb 4galaxie eb 5galaxie eb 6galaxie eb 7galaxie eb 8galaxie eb 9galaxie eb 1COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!