Fábrica da BYD fica pronta nos próximos meses e produção até o final do ano

byd planta fabrica
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A BYD está com o passo acelerado em Camaçari, onde a empresa ergue uma nova planta ao lado da antigamente usada pela Ford, de modo a ter sua própria linha de montagem de carros elétricos e híbridos plug-in.

Com uma área de 180.000 m² de área construída, a nova planta ficará pronta nos próximos meses, recebendo o maquinário necessário para o início da produção de carros eletrificados por aqui.

A instalação receberá inicialmente kits para montagem dos primeiros automóveis da BYD até que o processo industrial esteja completo, com estamparia, pintura, entre outras áreas.

Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Brasil, afirmou que a nacionalização ocorrerá a partir de meados de 2025, mas o destaque fica para a chegada também dos fornecedores de componentes para veículos híbridos movidos a etanol.

Isso permitirá que modelos como King, Song Pro, Song Plus e até a picape Shark, tenham alto índice de nacionalização com motorização flex, um visto de residente permanente da BYD no mercado brasileiro.

“Cidade BYD”

cidade byd
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Além da fábrica, que empregará 1.200 funcionários inicialmente, a BYD prepara o que chamamos de “Cidade BYD”, um complexo residencial com vários prédios para os empregados da planta.

Distante 3,5 km da instalação fabril, a “Cidade BYD” fica em uma área remota no interior do município baiano e será capaz de abrigar 4.200 pessoas. Nos 81 mil m², as obras de construção dessas edificações já começou.

A exemplo de Shenzhen, na China, a BYD quer seus funcionários próximos da fábrica e, apesar de inicialmente se esperarmos pelo transporte rodoviário com ônibus elétricos da marca, um monotrilho como de São Paulo, ligando os dois locais não seria um exagero.

Na China, é assim que os funcionários vão e voltam da fábrica-sede. Na capital paulista, a BYD está presente no sistema de monotrilhos da metrópole brasileira. Assim, o complexo da montadora chinesa estará ativo completamente a partir do segundo semestre de 2025.

[Fonte: Bahia Econômica ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X