A notícia é triste para os amantes de carros esportivos e, em especial, de clássicos nacionais como Gol GTI, Gol GTS ou Passat GTS Pointer, para citar alguns.
As nuvens escuras da falência estão sobre Kirchheim unter Teck, a fábrica dos famosos bancos Recaro…
A má gestão dos últimos anos levou a famosa marca, inesquecível para muitos entusiastas, a pedir falência na Alemanha.
Desde 1965, a Recaro faz bancos considerados exclusivos e não só para carros novos, mas também alguns modelos antigos para reposição.
Infelizmente, o Automobilwoche nos traz a triste informação de que esse nome, que também virou marca de bancos de gamers e assentos de aviões comerciais, desaparecerá comercialmente em poucos meses.
Ainda que a Recaro Automotive não tenha laços com estes dois segmentos, que apenas licenciam a marca, o nome continua a ser famoso por conta de sua qualidade, mas no mundo automotivo atual, não há espaço para ela.
Com 425 empregados, sendo 215 só na Alemanha, a Recaro já garantiu os salários de julho, mas nos próximos três meses, virão as indenizações com o fechamento da fábrica, que hoje fornece apenas para a Ineos em seu Grenadier.
Além disso, os assentos clássicos, como de modelos antigos da VW, também são feitos, mas igualmente desaparecerão.
Não haverá mais fornecimento de bancos antigos e os colecionadores terão de restaurar os que ainda existem.
Dificuldades administrativas levaram a famoso Recaro à bancarrota por não visualizar além da produção de assentos, podendo ter explorado mais padrões de acabamento e até mesmo partido para outras áreas, criando assentos para diversos usos.
Nada foi feito para mudar a realidade da Recaro desde que a empresa foi comprada pela americana Raven Acquisition em 2020, sendo ela parte da Johnson Controls desde 2016.
Envolventes, personalizados e bonitos, os bancos da Recaro eram alguns dos diferenciais que tornavam os carros esportivos do passado, um nível acima dos comuns.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!