Falta de pedidos para Fiat 500 e Maserati suspende produção da Stellantis na Itália

fiat 500e conceitos 5fiat 500e conceitos 5

Parece que Termini Imerese, na Sicília, pode não ser a única fábrica ameaçada na Itália, já que se sabe agora que a planta da Fiat em Mirafiori, perto de Turim, irá suspender a produção de veículos, mas temporariamente. Motivo?

Bem, não se trata dos Houthis no Mar Vermelho e nem qualquer coisa ligada à Guerra da Ucrânia, mas a simples falta de pedidos dos revendedores para o Fiat 500 elétrico e carros da Maserati, fabricados localmente.

Enorme, a fábrica da Mirafiori emprega 2.250 funcionários, sendo que 1.000 deles estão nas linhas de montagem da Maserati, fazendo modelos Ghibli, Quattroporte e GranTurismo.

A falta de interesse nos quatro modelos localizados em Mirafiori não é nova, visto que a planta italiana também teve que “ajustar a produção à demanda”, como é comumente dito pelas montadoras aqui, entre outubro e novembro do ano passado.

maserati granturismomaserati granturismo

Agora, a planta da Fiat ficará de 12 de fevereiro a 3 de março, simplesmente parada por demanda baixa, o que surpreende nos dois casos, visto que o Fiat 500 elétrico já chegou a superar o Golf entre os carros mais vendidos da Europa.

Já a Maserati, bem, ela é a marca do tridente e seu volume é muito menor, mas ainda assim, a tradicional luxuosa italiana parece não mais atrair os ricaços europeus com seu trio tradicional, uma vez que Grecale e Levante parecem mais atraentes ao novo perfil de comprador.

Isso mostra como os SUVs podem fazer estragos, mesmo em marcas onde outros segmentos clássicos, como sedãs, cupês e conversíveis, ainda possuem parcela importante do lineup, porém, não mais das vendas.

A Maserati vive na balança entre manter seu status com a combustão tradicional e adotar uma arquitetura elétrica de alto desempenho e luxo, com o GranTurismo, por exemplo, jogando nos dois times, assim como o Grecale.

Ainda assim, após um grande investimento num complexo de testes de baterias de 8 mil m², Mirafiori está longe de ter o destino da antiga fábrica siciliana.

[Fonte: Auto Plus ]

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X