Faltam motoristas de caminhão no Brasil; conheça os motivos

scania xgas g460 (3)
scania xgas g460 (3)

O Brasil é um país que se dedicou durante décadas ao transporte rodoviário de cargas em detrimento das ferrovias, que foram sucateadas “em nome do progresso” e por isso é altamente dependente do uso de caminhões para levar a economia do país.

O problema é que esse transporte agora tem mais oferta que demanda, já que um levantamento do IPTC, Instituto Paulista do Transporte de Cargas, apontou escassez de motoristas de caminhão e revelou os motivos pelos quais isso vem ocorrendo.

Nos últimos 12 anos, o setor de transporte de cargas por caminhões viu a média de idade dos motoristas subir de 37 anos para 40,3 anos. Esse aumento é um reflexo do envelhecimento da população brasileira, mas também é decorrente de outro fator.

mercedes actros 2045 (4)
mercedes actros 2045 (4)

Neste período, o número de jovens habilitados caiu, enquanto o ingresso de motoristas entre 51 e 60 anos teve crescimento. Menos jovens ingressam na categoria, o que obriga condutores mais velhos a entrar nesse mercado de trabalho.

Isso, segundo o IPTC, dificulta a renovação de mão de obra. Raquel Serini, economista do instituto, disse ao site Auto Data : “essa mudança pode refletir diversos fatores, incluindo o envelhecimento geral da população, mudanças nas qualificações exigidas para novos empregos e possíveis barreiras à entrada de jovens no mercado de trabalho, aliado à falta de interesse dessa faixa etária”.

Serini argumentou: “A maior arma contra este desafio é a capacitação e a oportunidade. Muitas empresas estão investindo em programas de treinamento, apadrinhando e subsidiando a troca da categoria da habilitação para oferecer oportunidades à equipe”.

volvo fh 18
volvo fh 18

Essa parece uma tendência internacional, pelo menos no Ocidente, onde os EUA em 10 anos (2018-2028), perderá 160 mil motoristas. Na Europa, só até 2019, o déficit de condutores de carga era de 127 mil.

Serini alertou: “As empresas do setor precisam se adaptar a esta nova realidade e investir em soluções inovadoras para atrair e reter talentos. Além disso, é fundamental que o poder público crie políticas públicas que incentivem a formação de novos motoristas e a modernização do setor.”

Nos EUA, por exemplo, as transportadoras estão buscando jovens motoristas ainda no ensino médio devido à falta de motoristas profissionais.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X