O Brasil é um país que se dedicou durante décadas ao transporte rodoviário de cargas em detrimento das ferrovias, que foram sucateadas “em nome do progresso” e por isso é altamente dependente do uso de caminhões para levar a economia do país.
O problema é que esse transporte agora tem mais oferta que demanda, já que um levantamento do IPTC, Instituto Paulista do Transporte de Cargas, apontou escassez de motoristas de caminhão e revelou os motivos pelos quais isso vem ocorrendo.
Nos últimos 12 anos, o setor de transporte de cargas por caminhões viu a média de idade dos motoristas subir de 37 anos para 40,3 anos. Esse aumento é um reflexo do envelhecimento da população brasileira, mas também é decorrente de outro fator.
Neste período, o número de jovens habilitados caiu, enquanto o ingresso de motoristas entre 51 e 60 anos teve crescimento. Menos jovens ingressam na categoria, o que obriga condutores mais velhos a entrar nesse mercado de trabalho.
Isso, segundo o IPTC, dificulta a renovação de mão de obra. Raquel Serini, economista do instituto, disse ao site Auto Data: “essa mudança pode refletir diversos fatores, incluindo o envelhecimento geral da população, mudanças nas qualificações exigidas para novos empregos e possíveis barreiras à entrada de jovens no mercado de trabalho, aliado à falta de interesse dessa faixa etária”.
Serini argumentou: “A maior arma contra este desafio é a capacitação e a oportunidade. Muitas empresas estão investindo em programas de treinamento, apadrinhando e subsidiando a troca da categoria da habilitação para oferecer oportunidades à equipe”.
Essa parece uma tendência internacional, pelo menos no Ocidente, onde os EUA em 10 anos (2018-2028), perderá 160 mil motoristas. Na Europa, só até 2019, o déficit de condutores de carga era de 127 mil.
Serini alertou: “As empresas do setor precisam se adaptar a esta nova realidade e investir em soluções inovadoras para atrair e reter talentos. Além disso, é fundamental que o poder público crie políticas públicas que incentivem a formação de novos motoristas e a modernização do setor.”
Nos EUA, por exemplo, as transportadoras estão buscando jovens motoristas ainda no ensino médio devido à falta de motoristas profissionais.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!