Faraday apresenta minivan elétrica com tela digital externa que conversa com o dono

faraday fx super one (1)
faraday fx super one (1)

Mesmo com um histórico modesto de apenas 16 unidades do FF 91 entregues desde 2023, a Faraday Future quer provar que ainda está no jogo — e agora com um novo foco.

A startup americana acaba de apresentar um projeto ousado: uma minivan elétrica chamada FX Super One, recheada de tecnologia, inteligência artificial e interatividade, prometendo rivalizar até com gigantes como o Cadillac Escalade.

A apresentação do modelo aconteceu na sede da empresa na Califórnia e marcou também o anúncio de um novo fôlego financeiro, com US$ 105 milhões captados.

A proposta da FX Super One é ser uma minivan premium voltada ao mercado de massa, oferecendo um interior espaçoso, materiais sofisticados e um arsenal de recursos tecnológicos.

faraday fx super one (2)
faraday fx super one (2)

No entanto, a base do projeto não é exclusiva. O modelo utiliza a estrutura do Wey Gaoshan, minivan do grupo chinês Great Wall Motors, mas com fortes intervenções visuais e funcionais da Faraday.

Entre os destaques está a nova grade dianteira digital equipada com o sistema F.A.C.E. — um conjunto de comunicação com inteligência artificial capaz de interagir por voz e expressões visuais, funcionando quase como um assistente de bordo em tempo real.

O sistema operacional que comanda tudo isso é chamado de EAI Agent 6×4 Architecture, uma plataforma desenvolvida pela Faraday para unificar comandos do veículo, entretenimento, comandos por voz e sistemas de assistência ao motorista.

O interior não fica atrás na proposta futurista. A FX Super One terá versões com quatro, seis ou sete lugares.

faraday fx super one (3)
faraday fx super one (3)

A opção mais luxuosa, chamada GOAT Edition, contará com tela panorâmica retrátil, sistema de som Dolby Atmos, assentos do tipo gravidade zero e materiais sintéticos premium. Tudo pensado para o conforto absoluto em longas viagens.

Apesar da origem chinesa, a FX Super One será montada nos Estados Unidos, mais precisamente na fábrica da marca em Hanford, Califórnia. A empresa promete usar até 50% de peças nacionais no processo de produção.

Inicialmente, o modelo chegará com motorização 100% elétrica e tração integral, mas haverá também uma versão com autonomia estendida, provavelmente seguindo o conceito de híbrido com extensor de autonomia.

Com 5,40 metros de comprimento e entre-eixos de 3,27 metros, a minivan entra direto na linha de fogo de SUVs gigantes como o Cadillac Escalade — com a vantagem, segundo a marca, de oferecer mais espaço interno, portas deslizantes e tecnologia de inteligência artificial embarcada.

faraday fx super one (4)
faraday fx super one (4)

O público-alvo da FX Super One é amplo, indo desde celebridades até famílias, profissionais liberais e até mesmo atletas e influenciadores.

A Faraday a imagina como carro para tapete vermelho, estúdio de transmissão móvel, escritório sobre rodas, clube privado, base para acampamentos e muito mais.

A expectativa é que as primeiras unidades sejam entregues no início de 2026. As reservas já estão abertas mediante um depósito reembolsável de US$ 100, mas o preço final do veículo ainda não foi revelado.

A minivan é apenas parte da estratégia de renascimento da empresa.

A Faraday também confirmou outros projetos, como o FX 4 — que promete ser um rival direto do Tesla Model Y —, o FX 5 com perfil mais esportivo e espaçoso, e o FX 6, voltado para famílias maiores.

Resta saber se, dessa vez, a Faraday conseguirá entregar o que promete ou se a FX Super One será apenas mais um conceito a ficar na lembrança de um setor lotado de promessas não cumpridas.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.