Em Louisville, Kentucky, as autoridades e legisladores estão tomando medidas drásticas para combater corridas de rua ilegais e os chamados “takeovers” de vias pública, que é quando baderneiros fecham uma rua ou avenida para ficar fazendo arruaça, zerinhos, fritando pneus, e coisas parecidas.
O deputado estadual Jason Nemes, representante do distrito 33, está elaborando um projeto de lei que promete endurecer as punições para os infratores: a destruição dos veículos confiscados.
Nemes destacou em entrevista à WHAS11 que a proposta visa não apenas punir, mas criar um exemplo que desestimule futuras infrações.
“Quero esmagar o carro, quero que o proprietário veja e que todos entendam que essa prática coloca vidas em risco”, afirmou o deputado. Atualmente, a legislação da cidade prevê a apreensão dos carros por seis meses, mas o novo projeto elevaria significativamente essa punição.
O prefeito democrata Craig Greenberg apoiou a ideia, expressando publicamente seu entusiasmo. “Apoio fortemente qualquer medida que, ao confiscar veículos envolvidos em comportamentos tão perigosos, resulte na destruição desses carros”, comentou Greenberg.
Apoiando essa abordagem rigorosa, o chefe de polícia de Louisville, Paul Humphrey, sugeriu até a realização de eventos públicos para mostrar a destruição dos veículos apreendidos.
Poderíamos fazer uma coletiva e passar um rolo compressor por cima de um Corvette, por exemplo. Seria um alerta eficaz”, disse Humphrey, reforçando a necessidade de dissuadir os infratores.
A preocupação com a segurança não se limita às autoridades. Kerry Stemler, presidente da associação de moradores do condomínio Waterfront Park Place, também defende medidas severas.
Ele relatou que tem colaborado com a polícia local há anos para enfrentar o problema das corridas de rua, especialmente nas proximidades de áreas com grande concentração de pedestres.
“Com essa atividade perto de tantas pessoas, estamos correndo o risco de algo realmente trágico acontecer”, alertou Stemler.
A expectativa é que a proposta de destruição dos veículos tenha um impacto significativo, eliminando a motivação dos participantes de eventos ilegais. “Ou conseguimos convencê-los de que não vale a pena, ou tiramos deles o meio de fazer isso”, concluiu Humphrey em uma coletiva de imprensa.
A medida, se aprovada, promete marcar uma nova era no combate às corridas ilegais, demonstrando que Louisville está disposta a proteger seus cidadãos com ações firmes e exemplares.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!