A ansiedade dos fãs da Tesla e dos investidores por qualquer sinal de um novo carro da marca é tão intensa que basta alguém apontar para um protótipo camuflado e gritar “É um Tesla novo!” para que o frenesi comece.
Mas, dessa vez, o que muitos juravam ser o tão aguardado Tesla de US$ 25 mil era, na verdade, um protótipo da… Faraday Future.
A confusão começou com uma foto tremida e sem localização precisa publicada no X (antigo Twitter) por um membro do grupo “Rebellionaire”, conhecido por promover ações da Tesla com entusiasmo quase religioso.
A imagem, que mostrava um SUV elétrico camuflado, rapidamente viralizou entre os fãs, sendo promovida até por perfis populares como o @TeslaNewswire, que foi além e chegou a cravar que o carro se tratava do suposto Tesla Model Q.
Mas todo mundo estava errado. Muito errado.
A própria Faraday Future surgiu para esclarecer a confusão: “Esse é nosso veículo de testes, um protótipo da linha Faraday X”, afirmou a empresa nas redes sociais. “Obrigado pela atenção inesperada. Fiquem ligados para mais novidades em FF.com.”
Foi quase como uma piada cósmica. Afinal, estamos falando de uma startup que já enfrentou falência, demissões em massa, processos judiciais e ficou praticamente fora do radar por anos.
Agora, ela volta aos holofotes não por seus méritos diretos, mas por ter sido confundida com um produto da Tesla.
Mas a Faraday soube aproveitar o momento. A empresa informou que está preparando sua fábrica em Hanford, na Califórnia, para produzir até 30 mil veículos por ano.
A linha de montagem flexível será capaz de fabricar diferentes modelos, incluindo o extravagante FF91 2.0 Futurist Alliance, que custa cerca de US\$ 300 mil, além de uma minivan de luxo chamada Super One, que faz parte da nova submarca Faraday X.
👀 That’s our testing vehicle, a Faraday X Prototype Mule.
Thanks for all the attention, stay tuned to learn more on https://t.co/vPF6ewBy8i!@TheFaradayX $FFAI #FaradayFuture
— Faraday Future (@FaradayFuture) May 8, 2025
Segundo informações do site Motor Authority, essa nova linha deve incluir também os modelos FX 5 e FX 6 — e é muito provável que um desses seja o carro flagrado na foto que mobilizou os fanáticos pela Tesla.
Coincidência ou não, a movimentação acontece pouco depois de Chris Brown (não o cantor, mas o executivo) assumir o cargo de Chief Developer Co-Creation Officer da marca.
Se foi estratégia ou sorte, o fato é que a Faraday Future está de volta à conversa. Nem que seja por acidente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!