Fazer 2023: detalhes da família de motos da Yamaha

Fazer 2023
Fazer 2023

A Fazer 2023 é uma família de motocicletas da Yamaha com três modelos de proposta distintas, ainda que dois deles se pareçam mais, porém, há uma ligação de DNA da menor para a maior.

A linha Fazer é composta da street Fazer 150, seguido da intermediária esportiva FZ15 e da mais potente FZ25, sendo estes duas muito semelhantes em aspecto e proposta, enquanto a primeira é mais simples.

Embora o nome Fazer esteja associado com a tradicional moto de 250 cilindradas, a Yamaha decidiu ampliar a gama com uma 150 barata, ainda que ela não represente de fato a imagem do modelo 250 antigo.

Da mesma forma, a FZ15 deve muito em relação a FZ25, já que compartilha a mecânica com a irmã menor, o que é um erro, já que merece um motor mais potente para se harmonizar melhor com o visual.

As três motos da família Fazer 2023 são produtos em sintonia com a proposta da Yamaha, ainda que a primeira seja mais uma Factor que uma Fazer de verdade.

Motivo? A 150 faz parte da família YS, como da antiga Fazer, com as novas e mais caras sendo da série FZ.

Veja todos os detalhes da Fazer 250.

Fazer 2023 – detalhes

Fazer 2023
Fazer 2023

As motocicletas da linha Fazer 2023 começam pela Fazer 150 UBS, uma street de visual simples e arquitetura tradicional, que se destaca por sua aparência levemente esportiva, lembrando muito a extinta Dafra Riva 150.

A Fazer 150 UBS tem farol simples com carenagem e painel análogo-digital com conta-giros e display para velocímetro, nível de combustível e outras funcionalidades.

Sua principal vantagem é o tanque de 15,2 litros, que lhe confere uma boa autonomia, dispondo este de bocal aeronáutico e aletas laterais aerodinâmicas, dando assim um aspecto mais fluido ao produto.

Com banco em dois níveis e alças de liga leve para o passageiro, a Yamaha Fazer 150 UBS tem ainda lanterna traseira estilizada e suspensão traseira com balança convencional com dois amortecedores.

O escapamento preto com protetor, dá um destaque a mais para a 150, que conta ainda com suspensão dianteira convencional e freios combinados.

Conheça nossa matéria sobre a Fazer 150.

Na frente, disco ventilado de 245 mm e atrás um tambor de 130 mm, montados em rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 100/80 na atrás e 80/100 na frente.

Com partida elétrica, a Fazer 150 UBS tem motor de 150 cilindradas e refrigerado a ar com injeção eletrônica flex, dispondo de até 12,4 cavalos e 1,3 kgfm, mais câmbio de cinco marchas e relação por corrente.

Fazer 2023

Já a Fazer FZ15 é uma dívida que a Yamaha tinha com o mercado brasileiro há muitos anos, quando devia uma street de visual esportiva e mais sofisticada que a rival Honda CG Titan 160.

Tendo inspiração na irmã Fazer FZ25, a FZ15 tem um visual bem agressivo e arquitetura de moto maior, com farol full LED envolvido por luzes diurnas em LED, assim como cluster 100% digital e black out.

Seu tanque tem tampa simples para acesso ao tanque numa moldura com a chave de ignição e aletas duplas nas laterais, porém, reserva somente 11,9 litros, um de seus pecados, ainda que tenha assentos individuais para piloto e garupa.

Com suspensão traseira Monocross, monoamortecida, a FZ15 tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas e freios ABS, com disso de 282 mm na frente e 220 mm atrás, sendo os mesmos da FZ25.

Tendo lanterna em LED, assim como os piscas, a FZ15 é uma moto bem completa, porém, tem a mesma potência e torque da Fazer 150…

Por fim, a cereja do bolo da família Fazer 2023 é a FZ25, que tem itens semelhantes, mas com tanque de 14 litros e aletas laterais maiores, tendo como destaque seu motor de 250 cilindradas com até 21,5 cavalos e 2,1 kgfm, além de cinco marchas. Ela teve a série especial Thor.

Fazer 2023 – versões

  • Yamaha Fazer 150 UBS
  • Yamaha Fazer FZ15 ABS
  • Yamaha Fazer FZ25 ABS

Fazer 2023 – equipamentos

Fazer 2023
Fazer 2023

Yamaha Fazer 150 UBS – Motor de 150 cilindradas, câmbio de cinco marchas, rodas de liga leve aro 18, banco duplo, partida elétrica, freios combinados, freio dianteiro a disco, tanque com bocal aeronáutico, painel análogo-digital, entre outros.

Yamaha Fazer FZ15 ABS – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17, freio traseiro a disco, freios ABS, painel digital, dois assentos, carenagem aerodinâmica, farol full LED, lanterna e piscas em LED, entre outros.

Yamaha Fazer FZ25 ABS – Itens acima, mais motor de 250 cilindradas e tanque maior.

Fazer 2023 – preços

  • Yamaha Fazer 150 UBS 2023 – R$ 16.090
  • Yamaha Fazer FZ15 ABS 2023 – R$ 17.590
  • Yamaha Fazer FZ25 ABS 2023 – R$ 21.490

Fazer 2023 – motor

fazer 150 6

A Fazer 2023 tem dois motores basicamente, com a Fazer 150 UBS tendo um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar e 149 cm³, dispondo de injeção eletrônica flex e entregando 12,2 cavalos na gasolina e 12,4 cavalos no etanol, ambos a 7.500 rpm e 1,3 kgfm a 5.500 rpm, nos dois combustíveis.

Já a FZ15 utiliza o mesmo propulsor de comando OHC com 2 válvulas e câmbio de cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo.

Por fim, a FZ25 tem um propulsor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar, mas com radiador de óleo, além de ter 249 cm³ de volume e duas válvulas por cilindro.

Alimentado por injeção eletrônica flex, o motor da FZ25 entrega 21,3 cavalos no primeiro e 21,5 cavalos no segundo, ambos a 8.500 rpm. O troque é de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, nos dois, com o câmbio sendo também de cinco marchas.

Fazer 2023 – desempenho

yamaha fz15 abs 12

  • Yamaha Fazer 150 UBS – 14 segundos e 136 km/h
  • Yamaha Fazer FZ15 ABS – 20 segundos e 120 km/h
  • Yamaha Fazer FZ25 ABS – 12 segundos e 150 km/h

Fazer 2023 – consumo

yamaha fz15 abs 4

  • Yamaha Fazer 150 UBS – 46 km/l (cidade/estrada) gasolina
  • Yamaha Fazer FZ15 ABS – 37 km/l (cidade/estrada) gasolina
  • Yamaha Fazer FZ25 ABS – 31 km/ (cidade/estrada) gasolina

Fazer 2023 – ficha técnica

Motor 150 FZ15 FZ25
Tipo
Número de cilindros 1 em linha 1 em linha 1 em linha
Cilindrada em cm3 149 149 249
Válvulas 2 2 2
Taxa de compressão 9,6:1 9,6:1 9,8:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) 21,3/21,5 cv a 8.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 1,30 kgfm a 5.500 rpm (gasolina/etanol) 1,30 kgfm a 5.500 rpm (gasolina/etanol) 2,10 kgfm a 6.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 5 marchas 5 marchas 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão Corrente e pinhão Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm Disco dianteiro de 282 mm e disco traseiro com 220 mm Disco dianteiro de 282 mm e disco traseiro com 220 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico Garfo telescópico Garfo telescópico
Traseira Balança convencional Balança monoamortecida Balança monoamortecida
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás
Pneus 80/100-18 na frente e 100/80-18 atrás 100/80-18 na frente e 140/60-18 atrás 100/80-18 na frente e 140/60-18 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.015 2.000 2.015
Largura (mm) 0.735 0.780 0.770
Altura (mm) 1.055 1.080 1.070
Entre eixos (mm) 1.330 1.360 1.325
Capacidades
Bagageiro (L) ND ND ND
Tanque de combustível (L) 15,2 11,9 14,0
Carga (Kg) ND ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 130 135 149
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X