A Fazer 2023 é uma família de motocicletas da Yamaha com três modelos de proposta distintas, ainda que dois deles se pareçam mais, porém, há uma ligação de DNA da menor para a maior.
A linha Fazer é composta da street Fazer 150, seguido da intermediária esportiva FZ15 e da mais potente FZ25, sendo estes duas muito semelhantes em aspecto e proposta, enquanto a primeira é mais simples.
Embora o nome Fazer esteja associado com a tradicional moto de 250 cilindradas, a Yamaha decidiu ampliar a gama com uma 150 barata, ainda que ela não represente de fato a imagem do modelo 250 antigo.
Da mesma forma, a FZ15 deve muito em relação a FZ25, já que compartilha a mecânica com a irmã menor, o que é um erro, já que merece um motor mais potente para se harmonizar melhor com o visual.
As três motos da família Fazer 2023 são produtos em sintonia com a proposta da Yamaha, ainda que a primeira seja mais uma Factor que uma Fazer de verdade.
Motivo? A 150 faz parte da família YS, como da antiga Fazer, com as novas e mais caras sendo da série FZ.
Veja todos os detalhes da Fazer 250.
Fazer 2023 – detalhes
As motocicletas da linha Fazer 2023 começam pela Fazer 150 UBS, uma street de visual simples e arquitetura tradicional, que se destaca por sua aparência levemente esportiva, lembrando muito a extinta Dafra Riva 150.
A Fazer 150 UBS tem farol simples com carenagem e painel análogo-digital com conta-giros e display para velocímetro, nível de combustível e outras funcionalidades.
Sua principal vantagem é o tanque de 15,2 litros, que lhe confere uma boa autonomia, dispondo este de bocal aeronáutico e aletas laterais aerodinâmicas, dando assim um aspecto mais fluido ao produto.
Com banco em dois níveis e alças de liga leve para o passageiro, a Yamaha Fazer 150 UBS tem ainda lanterna traseira estilizada e suspensão traseira com balança convencional com dois amortecedores.
O escapamento preto com protetor, dá um destaque a mais para a 150, que conta ainda com suspensão dianteira convencional e freios combinados.
Conheça nossa matéria sobre a Fazer 150.
Na frente, disco ventilado de 245 mm e atrás um tambor de 130 mm, montados em rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 100/80 na atrás e 80/100 na frente.
Com partida elétrica, a Fazer 150 UBS tem motor de 150 cilindradas e refrigerado a ar com injeção eletrônica flex, dispondo de até 12,4 cavalos e 1,3 kgfm, mais câmbio de cinco marchas e relação por corrente.
Já a Fazer FZ15 é uma dívida que a Yamaha tinha com o mercado brasileiro há muitos anos, quando devia uma street de visual esportiva e mais sofisticada que a rival Honda CG Titan 160.
Tendo inspiração na irmã Fazer FZ25, a FZ15 tem um visual bem agressivo e arquitetura de moto maior, com farol full LED envolvido por luzes diurnas em LED, assim como cluster 100% digital e black out.
Seu tanque tem tampa simples para acesso ao tanque numa moldura com a chave de ignição e aletas duplas nas laterais, porém, reserva somente 11,9 litros, um de seus pecados, ainda que tenha assentos individuais para piloto e garupa.
Com suspensão traseira Monocross, monoamortecida, a FZ15 tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas e freios ABS, com disso de 282 mm na frente e 220 mm atrás, sendo os mesmos da FZ25.
Tendo lanterna em LED, assim como os piscas, a FZ15 é uma moto bem completa, porém, tem a mesma potência e torque da Fazer 150…
Por fim, a cereja do bolo da família Fazer 2023 é a FZ25, que tem itens semelhantes, mas com tanque de 14 litros e aletas laterais maiores, tendo como destaque seu motor de 250 cilindradas com até 21,5 cavalos e 2,1 kgfm, além de cinco marchas. Ela teve a série especial Thor.
Fazer 2023 – versões
- Yamaha Fazer 150 UBS
- Yamaha Fazer FZ15 ABS
- Yamaha Fazer FZ25 ABS
Fazer 2023 – equipamentos
Yamaha Fazer 150 UBS – Motor de 150 cilindradas, câmbio de cinco marchas, rodas de liga leve aro 18, banco duplo, partida elétrica, freios combinados, freio dianteiro a disco, tanque com bocal aeronáutico, painel análogo-digital, entre outros.
Yamaha Fazer FZ15 ABS – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17, freio traseiro a disco, freios ABS, painel digital, dois assentos, carenagem aerodinâmica, farol full LED, lanterna e piscas em LED, entre outros.
Yamaha Fazer FZ25 ABS – Itens acima, mais motor de 250 cilindradas e tanque maior.
Fazer 2023 – preços
- Yamaha Fazer 150 UBS 2023 – R$ 16.090
- Yamaha Fazer FZ15 ABS 2023 – R$ 17.590
- Yamaha Fazer FZ25 ABS 2023 – R$ 21.490
Fazer 2023 – motor
A Fazer 2023 tem dois motores basicamente, com a Fazer 150 UBS tendo um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar e 149 cm³, dispondo de injeção eletrônica flex e entregando 12,2 cavalos na gasolina e 12,4 cavalos no etanol, ambos a 7.500 rpm e 1,3 kgfm a 5.500 rpm, nos dois combustíveis.
Já a FZ15 utiliza o mesmo propulsor de comando OHC com 2 válvulas e câmbio de cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo.
Por fim, a FZ25 tem um propulsor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar, mas com radiador de óleo, além de ter 249 cm³ de volume e duas válvulas por cilindro.
Alimentado por injeção eletrônica flex, o motor da FZ25 entrega 21,3 cavalos no primeiro e 21,5 cavalos no segundo, ambos a 8.500 rpm. O troque é de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, nos dois, com o câmbio sendo também de cinco marchas.
Fazer 2023 – desempenho
- Yamaha Fazer 150 UBS – 14 segundos e 136 km/h
- Yamaha Fazer FZ15 ABS – 20 segundos e 120 km/h
- Yamaha Fazer FZ25 ABS – 12 segundos e 150 km/h
Fazer 2023 – consumo
- Yamaha Fazer 150 UBS – 46 km/l (cidade/estrada) gasolina
- Yamaha Fazer FZ15 ABS – 37 km/l (cidade/estrada) gasolina
- Yamaha Fazer FZ25 ABS – 31 km/ (cidade/estrada) gasolina
Fazer 2023 – ficha técnica
Motor | 150 | FZ15 | FZ25 |
Tipo | |||
Número de cilindros | 1 em linha | 1 em linha | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 149 | 149 | 249 |
Válvulas | 2 | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 9,6:1 | 9,6:1 | 9,8:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) | 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) | 21,3/21,5 cv a 8.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 1,30 kgfm a 5.500 rpm (gasolina/etanol) | 1,30 kgfm a 5.500 rpm (gasolina/etanol) | 2,10 kgfm a 6.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |||
Tipo | 5 marchas | 5 marchas | 5 marchas |
Tração | |||
Tipo | Corrente e pinhão | Corrente e pinhão | Corrente e pinhão |
Partida | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Freios | |||
Tipo | Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm | Disco dianteiro de 282 mm e disco traseiro com 220 mm | Disco dianteiro de 282 mm e disco traseiro com 220 mm |
Suspensão | |||
Dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional | Balança monoamortecida | Balança monoamortecida |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás | Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás | Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás |
Pneus | 80/100-18 na frente e 100/80-18 atrás | 100/80-18 na frente e 140/60-18 atrás | 100/80-18 na frente e 140/60-18 atrás |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 2.015 | 2.000 | 2.015 |
Largura (mm) | 0.735 | 0.780 | 0.770 |
Altura (mm) | 1.055 | 1.080 | 1.070 |
Entre eixos (mm) | 1.330 | 1.360 | 1.325 |
Capacidades | |||
Bagageiro (L) | ND | ND | ND |
Tanque de combustível (L) | 15,2 | 11,9 | 14,0 |
Carga (Kg) | ND | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 130 | 135 | 149 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
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