A BMW voltou a surpreender no tradicional Concours d’Elegance de Villa d’Este, à beira do Lago Como, na Itália, ao apresentar um modelo inédito que mistura potência, nostalgia e exclusividade: o Speedtop.
Baseado na arquitetura do M8 e com produção limitada a apenas 70 unidades, o modelo reinventa o conceito de shooting brake com um visual arrebatador e acabamento artesanal.
Desenvolvido inteiramente pelo estúdio de design da BMW, o Speedtop segue os passos do Skytop, conceito revelado no mesmo evento no ano passado, e que também será produzido em série limitada.
Adrian van Hooydonk, chefe de design do grupo BMW, definiu o novo modelo como “um ponto de exclamação na nossa linha de veículos, especialmente para os Touring”.
Com formas alongadas, teto removível, perfil traseiro musculoso e uma pintura que muda entre os tons “Sunstone Maroon” e “Sundown Silver”, o Speedtop é uma escultura sobre rodas.
Destaque para a linha central (“spline”) que percorre o capô, teto e o acabamento interno, reforçando a identidade visual do modelo.
O Speedtop é propulsionado por um motor V8 biturbo de 4.4 litros, o mesmo S63 do M8 anterior, entregando 523 cavalos de potência.
A tração, claro, é traseira — como manda o figurino dos verdadeiros puristas. Embora seja focado na elegância e exclusividade, performance certamente não falta ao modelo.
Por dentro, o luxo atinge outro patamar. O interior é forrado com couro em dois tons: o marrom “Sundown Maroon” domina o painel e o console, enquanto os bancos recebem o sofisticado tom branco “Moonstone White”.
Essa combinação é realçada por detalhes iluminados e acabamento em alumínio escovado e fibra de carbono. No teto, a mesma linha iluminada da carroceria reforça a sensação de exclusividade.
Atrás, os bancos traseiros acomodam um conjunto de malas feito sob medida pela italiana Schedoni, fixadas com elegantes tiras de couro.
O porta-malas, dividido em dois níveis, traz iluminação interna e acabamento em couro, transformando um simples compartimento de bagagem em uma vitrine de sofisticação.
As rodas exclusivas com visual de turbina completam o conjunto, junto aos para-choques redesenhados, entradas de ar funcionais e faróis ultrafinos.
Mesmo mantendo a base do M8, o Speedtop vai além de uma simples reinterpretação esportiva: é um tributo aos tempos clássicos do design automotivo, com toques de Art Déco e um espírito artesanal raro na indústria atual.
A BMW não revelou o preço oficial, mas com base no histórico de modelos semelhantes como o Skytop, estima-se algo próximo de 500 mil libras esterlinas (cerca de R$ 3,4 milhões).
Um brinquedo de colecionador feito para poucos, com a missão de enfeitar garagens ao lado de iates como um Riva Aquarama — e com certeza, roubar a cena em qualquer jardim de mansão europeia.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!