
A maior semana de feriados da China, conhecida como Golden Week, teve em 2025 uma mudança histórica no perfil de consumo de energia nas estradas.
Pela primeira vez, o uso de gasolina caiu durante o período em que, tradicionalmente, ocorre um pico no consumo.
O motivo? A explosão no uso de veículos elétricos (EVs) e híbridos, que estão se tornando a escolha preferencial dos motoristas chineses.
Tianyu Jiang, por exemplo, fez uma viagem de 2.000 km com seu EV, saindo da província de Sichuan até Pequim — e sem dificuldades.
Veja também
“Já tive carro a gasolina, mas hoje não vejo mais problema em pegar estrada com um elétrico”, afirmou ele.

A mudança de comportamento se reflete nos números: a demanda por gasolina caiu 9% em outubro em relação ao ano anterior, segundo a consultoria Sublime China Information.
O consumo diário, mesmo em meio ao feriado prolongado, ficou praticamente estável em relação a setembro, contrariando anos anteriores de alta.
Dados da estatal Sinopec indicam que o pico de consumo de gasolina na China já passou, com expectativa de queda de mais de 4% em 2025.
Durante os primeiros nove meses do ano, quase metade dos carros vendidos no país eram elétricos ou híbridos.
Apenas na Golden Week, cerca de 20% das 63,5 milhões de viagens de carro foram feitas com esses modelos eletrificados.

O uso diário de energia elétrica em pontos de recarga cresceu quase 46% durante o feriado em comparação com o ano anterior.
Esse avanço foi viabilizado por uma impressionante expansão da infraestrutura: até o fim de setembro, a China já contava com 18 milhões de pontos de recarga — alta de 54,5% em um ano.
“Em horários de pico, tanto recarregar quanto abastecer exige paciência”, relatou Jiang.
“Mas se você realmente precisar, basta sair da estrada e em 10 km encontra um carregador — e por um preço bem acessível.”
A estratégia chinesa de descentralizar e democratizar o acesso à recarga elétrica está transformando o modo como o país se desloca.
Enquanto outros países ainda enfrentam resistência ou infraestrutura limitada, a China avança como uma potência em mobilidade elétrica.
O impacto disso vai além das estradas: a queda no uso de combustíveis fósseis ameaça encerrar décadas de protagonismo do petróleo no crescimento da demanda global.
A revolução energética já está em curso — silenciosa, eficiente e cada vez mais difícil de ignorar.
E o mundo está assistindo à China transformar feriados em marcos da transição ecológica.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










