Após três anos de sua apresentação nas 24 Horas de Spa-Francorchamps em 2022, a Ferrari escolheu a mesma corrida, a mais importante do calendário GT, para revelar o novo 296 GT3 Evo. Agora o modelo foi atualizado para continuar competitivo.
Com base na 296 LMGT3 (que compete no FIA WEC desde a temporada de 2024), a Ferrari 296 GT3 já conquistou 5 títulos, incluindo os de Pilotos e Equipes na classe Pro da GT World Challenge Endurance Cup, além de vitórias nas 24 Horas de Nürburgring e nas 24 Horas de Daytona.
Até agora, as estatísticas elevam o total a 140 vitórias, 405 pódios e 56 pole positions em 343 corridas da Ferrari 296 GT3, que agora na versão 2026, mantém seu poder nas pistas.
O motor de combustão V6 do 296 GT3 Evo permanece inalterado em relação à versão anterior, com sua configuração em V de 120° com os turbocompressores posicionados dentro do V.
Isso oferece benefícios significativos em termos de compacidade e redução de peso, ajudando a atingir níveis extremamente altos de potência.
Versátil, confiável e de alto desempenho, o motor sempre foi apreciado por sua entrega de potência e torque desde seu lançamento.
O motor permanece na mesma posição do 296 GT3, posicionado mais à frente e mais abaixo do que na versão de rua, a Ferrari 296.
Essa posição ajuda a baixar o centro de gravidade e a melhorar a rigidez torcional. Ele também foi inclinado em 2° para permitir mais espaço para o difusor traseiro.
Quanto à caixa de câmbio, o 296 GT3 Evo adota uma nova cascata de relações de marchas, otimizada após análise de dados coletados durante os dois anos de uso do carro, para favorecer a entrega de torque em baixas e altas velocidades.
O Ferrari 296 GT3 Evo foca na aerodinâmica, com novos perfis do difusor e do assoalho dianteiro revisados, e os volumes de expansão e geradores de vórtice foram otimizados.
Os apêndices no para-choque dianteiro também foram modificados em busca do melhor compromisso de desempenho, bem como a revisão do difusor traseiro, que foi modificado em termos de seus volumes de expansão e o número de canais.
A cinemática da suspensão dianteira quanto à traseira foram modificadas visando reduzir as cargas sobre os componentes e melhorar a confiabilidade. Melhoramentos foram feitos na cabine para maior conforto do piloto.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!