Ferrari 296 GT3 Evo está pronta para as pistas da Europa; bólido italiano recebe preparação especial para competir

ferrari 296 gt3 evo 1
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Após três anos de sua apresentação nas 24 Horas de Spa-Francorchamps em 2022, a Ferrari escolheu a mesma corrida, a mais importante do calendário GT, para revelar o novo 296 GT3 Evo. Agora o modelo foi atualizado para continuar competitivo.

Com base na 296 LMGT3 (que compete no FIA WEC desde a temporada de 2024), a Ferrari 296 GT3 já conquistou 5 títulos, incluindo os de Pilotos e Equipes na classe Pro da GT World Challenge Endurance Cup, além de vitórias nas 24 Horas de Nürburgring e nas 24 Horas de Daytona.

ferrari 296 gt3 evo 2
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Até agora, as estatísticas elevam o total a 140 vitórias, 405 pódios e 56 pole positions em 343 corridas da Ferrari 296 GT3, que agora na versão 2026, mantém seu poder nas pistas.

O motor de combustão V6 do 296 GT3 Evo permanece inalterado em relação à versão anterior, com sua configuração em V de 120° com os turbocompressores posicionados dentro do V.

Isso oferece benefícios significativos em termos de compacidade e redução de peso, ajudando a atingir níveis extremamente altos de potência.

ferrari 296 gt3 evo 3
ferrari 296 gt3 evo 3

Versátil, confiável e de alto desempenho, o motor sempre foi apreciado por sua entrega de potência e torque desde seu lançamento.

O motor permanece na mesma posição do 296 GT3, posicionado mais à frente e mais abaixo do que na versão de rua, a Ferrari 296.

Essa posição ajuda a baixar o centro de gravidade e a melhorar a rigidez torcional. Ele também foi inclinado em 2° para permitir mais espaço para o difusor traseiro.

ferrari 296 gt3 evo 4
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Quanto à caixa de câmbio, o 296 GT3 Evo adota uma nova cascata de relações de marchas, otimizada após análise de dados coletados durante os dois anos de uso do carro, para favorecer a entrega de torque em baixas e altas velocidades.

O Ferrari 296 GT3 Evo foca na aerodinâmica, com novos perfis do difusor e do assoalho dianteiro revisados, e os volumes de expansão e geradores de vórtice foram otimizados.

ferrari 296 gt3 evo 5
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Os apêndices no para-choque dianteiro também foram modificados em busca do melhor compromisso de desempenho, bem como a revisão do difusor traseiro, que foi modificado em termos de seus volumes de expansão e o número de canais.

A cinemática da suspensão dianteira quanto à traseira foram modificadas visando reduzir as cargas sobre os componentes e melhorar a confiabilidade. Melhoramentos foram feitos na cabine para maior conforto do piloto.



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X