Não são apenas os donos de veículos elétricos, como os da Tesla e Audi, que devem se preocupar com o risco de incêndio em seus carros.
Os proprietários de carros a combustão também estão sujeitos a esse perigo, como um dono de uma Ferrari F430 descobriu da pior maneira na semana passada, quando seu supercarro foi destruído por um incêndio.
O incidente ocorreu em Signal Mountain, Tennessee, quando o proprietário da Ferrari F430 estava abastecendo seu carro em um posto da Citgo/Hill Top Market.
Durante o processo de reabastecimento, o motor central da Ferrari pegou fogo, e as chamas rapidamente se espalharam pela parte traseira do veículo. Quando o corpo de bombeiros de Signal Mountain chegou ao local, o carro já estava completamente tomado pelas chamas.
De acordo com as autoridades locais, o incêndio começou enquanto o carro estava sendo abastecido, causando “danos significativos” ao supercarro dos anos 2000.
Além do veículo, a bomba de combustível e o toldo do posto também foram danificados, levando ao fechamento temporário das bombas e de uma via próxima.
Embora a causa exata do incêndio ainda não tenha sido identificada, especulações começaram a surgir entre entusiastas da Ferrari. Alguns apontam para um possível problema relacionado a um recall realizado em 2009, que envolvia 1.950 modelos F430 Spider fabricados entre 2005 e 2007.
O recall foi motivado por mangueiras hidráulicas que poderiam se romper devido ao calor do motor, causando vazamento de fluido e potencial risco de incêndio. No entanto, o modelo destruído no Tennessee era um cupê, e não uma Spider.
Usuários do fórum FerrariChat, frequentado por entusiastas da marca, têm discutido possíveis riscos de incêndio no modelo F430 há anos.
Algumas teorias sugerem problemas com mangueiras de combustível desgastadas ou um defeito de design que poderia permitir o contato entre o coletor de escape aquecido e combustível ou óleo, provocando um incêndio.
Apesar das especulações, não há provas concretas de que o F430 tenha maior risco de incêndio do que outros carros a gasolina.
Felizmente, o incêndio foi controlado sem feridos, embora o incidente tenha resultado na destruição completa do carro e seu potente motor V8 de 4,3 litros.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!