
A Ferrari pode ser uma das marcas mais desejadas e exclusivas do mundo, mas nem ela escapa de recalls — e agora está pedindo oficialmente que seis proprietários não dirijam seus carros até nova ordem.
A campanha de segurança envolve seis unidades do modelo 296, sendo dois 296 GTS e quatro 296 GTB do ano-modelo 2025.
O motivo do recall é um possível vazamento de óleo causado por uma porca mal apertada na conexão da linha de alimentação de óleo do turbo.
De acordo com a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA), o defeito aumenta o risco de incêndio no compartimento do motor.
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O problema foi rastreado até uma estação de montagem semiautomática, utilizada por um fornecedor, que aplicou o torque incorreto no componente durante a instalação.
A Ferrari tomou conhecimento do defeito após identificar o mesmo problema em duas unidades do 296 Speciale que ainda não haviam sido entregues.
Após uma investigação interna, a montadora concluiu que o erro se restringia a um lote específico e decidiu abrir um recall preventivo, ainda que nenhum acidente ou incidente tenha sido registrado até o momento.
Mesmo sem reclamações em garantia ou casos de incêndio relatados, a Ferrari optou por não correr riscos e emitiu uma ordem formal para que os veículos afetados não sejam conduzidos até a correção.

Como parte da campanha, as concessionárias autorizadas irão inspecionar a porca da linha de óleo nos veículos afetados e aplicar o torque correto, caso necessário.
Os proprietários dessas unidades serão notificados oficialmente em meados de dezembro, o que pode parecer tardio para um problema que envolve risco de incêndio e uma ordem de “não conduzir”.
Ainda assim, o número reduzido de veículos impactados deve facilitar a resolução rápida da falha.
A falha chama atenção não só pelo risco, mas também pelo contraste entre o nível de sofisticação de um superesportivo híbrido como o Ferrari 296 GTB/GTS — que entrega mais de 800 cv — e a simplicidade do componente envolvido: uma única porca mal apertada.

Vale lembrar que o 296 GTB tem preço estimado em cerca de R$ 3,9 milhões no Brasil, enquanto o GTS pode ultrapassar R$ 4,5 milhões, dependendo das especificações e personalizações.
Esse tipo de incidente reforça que, mesmo entre máquinas milionárias e tecnologicamente avançadas, detalhes minúsculos podem gerar grandes dores de cabeça — e que nenhuma montadora está imune a erros humanos ou de automação.
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