![ferrari patente motor 1 ferrari patente motor 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/ferrari-patente-motor-1.jpg)
A Ferrari nunca quis entrar na moda, bem diferente da Fiat, mas parece que chegou um momento em que o fabricante de Maranello não tem para onde correr… Por isso, uma patente da marca italiana com um motor bem distinto não é algo para nos surpreendermos.
A surpresa, sim, é em relação ao formato e combustível usado, no caso sendo um seis cilindros em linha abastecido com hidrogênio, com dois turbocompressores.
![ferrari patente motor 2 ferrari patente motor 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/ferrari-patente-motor-2.jpg)
Acostumados com motores em V de seis, oito ou doze cilindros, um seis em linha da Ferrari parece indigesto. Este propulsor tem dois tanques de hidrogênio nos lados, assim como um intercooler com as duas turbinas conectadas.
O mais estranho disso tudo, no entanto, é a posição do motor nas imagens de patente. Note que as vistas da planta do motor estão de cabeça para baixo. Teria sido um erro ou simplesmente ele trabalharia invertido?
![ferrari patente motor 3 ferrari patente motor 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/ferrari-patente-motor-3.jpg)
Bom, como um motor que queima hidrogênio, a Ferrari conseguiria manter a combustão em dia com emissão zero e ainda dar aos clientes um motor de sempre, sem precisar eletrificar parcial ou totalmente.
Feito isso, com os reservatórios apropriados, uma Ferrari a hidrogênio só contrariaria os mais puristas. Seja como for, a patente pode ser também uma simples proteção de direitos, o que na marca italiana significa alcance em qualquer lugar no mundo.
![ferrari patente motor 4 ferrari patente motor 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/ferrari-patente-motor-4.jpg)
Então, para os que já estão desesperados diante de uma Ferrari seis em linha a hidrogênio, a calma pode reinar novamente, pelo menos até onde a marca do cavalino rampante conseguir manter seus motores a combustão numa Europa eletrificada.
![ferrari patente motor 5 ferrari patente motor 5](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/ferrari-patente-motor-5.jpg)
Por ora, os combustíveis sintéticos parecem a primeira linha de defesa da Ferrari, assim como os modelos híbridos plug-in que virão, mas a hidrogênio como combustível seria a última linha para se evitar converter a marca numa Rimac italiana. Ou melhor, numa Pininfarina…
[Fonte: Auto Guide]
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